Zelensky diz em cúpula que Europa demorou em parar invasão russa à Ucrânia
O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky fez um discurso já tarde da noite desta quinta-feira (24), em uma cúpula do Conselho Europeu em Bruxelas, capital da Bélgica por videoconferência. Em sua fala Zelensky descreveu a destruição causada pelas tropas militares de Vladmir Putin ao seu país.
O líder ucraniano também disse aos chefes europeus que eles agiram tarde para deter a invasão da Rússia, que já dura um mês. Mais cedo, Zelensky afirmou em uma cúpula do G7 ver risco 'real' de Rússia usar armas químicas na Ucrânia.
"Você aplicou sanções. Estamos gratos. Estes são passos poderosos", declarou Zelensky ao Conselho Europeu, "mas era um pouco tarde, havia uma chance", disse ele, acrescentando que, se houvesse sanções preventivas, talvez o presidente da Rússia não tivesse entrado em guerra.
Volodymyr Zelensky ainda ressaltou que se o gasoduto Nord Stream 2 tivesse sido bloqueado anteriormente, "a Rússia não teria criado uma crise de gás".
O Nord Stream 2 é um gasoduto submarino que conecta Rússia e Alemanha. Foi concluído em setembro de 2021, mas não chegou a entrar em operação por falta de aprovação de órgãos reguladores alemães.
O projeto acabou travado como parte dos pacotes de sanções da Alemanha e dos Estados Unidos à Rússia pela invasão da Ucrânia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ainda implorou as nações vizinhas que aprovassem seu pedido para a Ucrânia ingressar na UE (União Europeia), "Aqui eu lhe peço, não se atrase."
Em outro momento de seu discurso aos líderes europeus, Zelensky passou por uma lista dos membros do conselho, destacando o nível de apoio ou a falta dele à Ucrânia.
Em sua lista de apoiadores, o ucraniano enalteceu países que estão ao seu lado como Polônia, Estônia, República Tcheca e Itália. Já para falar da França, chamou Macron pelo primeiro nome "Emmanuel", e afirmou realmente acreditar na postura do francês.
Sobre a Suécia, o presidente da Ucrânia destacou as cores semelhantes das duas bandeiras. "Amarelo e azul devem estar sempre juntos", disse.
Zelensky também falou de alguns países que, segundo ele, estão atrasados ou relutantes na tomada de medidas, sendo eles Alemanha, Portugal e Irlanda. Por fim, criticou a Hungria por sua posição neutra.
"Eu quero parar por aqui e ser honesto. De uma vez por todas. Você tem que decidir por si mesmo com quem você está", declarou ele. Viktor Orban, líder húngaro, tem sido um aliado próximo do russo Vladimir Putin.
Zelensky também pediu que a Hungria parasse de hesitar em sanções e deixasse passar armas, se referindo ao famoso memorial Shoes on the Danube Bank em Budapeste, capital do país.
Shoes on the Danube Bank é um monumento em memória as vítimas dos massacres das forças fascistas e nazistas na Segunda Guerra Mundial.
"Olhe para esses sapatos. E você verá como os assassinatos em massa podem acontecer novamente no mundo de hoje. E é isso que a Rússia está fazendo hoje", completou Zelensky.
Com informações da BBC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.