Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden: Se Putin usar armas químicas na Ucrânia, 'vamos responder à altura'

O presidente dos EUA, Joe Biden, fala sobre fundos para ajudar a Ucrânia, em Washington, DC, em 16 de março de 2022 - Nicholas Kamm/AFP
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala sobre fundos para ajudar a Ucrânia, em Washington, DC, em 16 de março de 2022 Imagem: Nicholas Kamm/AFP

Colaboração para o UOL e do UOL, em São Paulo

24/03/2022 14h59Atualizada em 24/03/2022 15h51

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o seu país e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) responderão "à altura" se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, usar armas químicas ou biológicas na guerra na Ucrânia, que hoje completa 30 dias.

"Nós [EUA e Otan] responderíamos se ele as usasse. A natureza da resposta dependeria da natureza do uso", disse o democrata durante pronunciamento em Bruxelas.

Segundo Biden, a Otan está "mais unida do que nunca". "Putin não achava que teríamos tamanha coesão entre aliados [...] O mais importante é focarmos em como Putin é um bruto e nas vidas sendo perdidas", disse o presidente norte-americano.

Hoje, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou que existe um risco "real" de que a Rússia use armas químicas em território ucraniano e acusou as forças russas de lançarem bombas de fósforo.

"A ameaça de um uso em grande escala de armas químicas por parte da Rússia no território da Ucrânia é real", afirmou Zelensky, por videoconferência em uma cúpula do G7, acrescentando que seu governo tem informações sobre o uso de bombas de fósforo pelas tropas russas.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Conversa com a China

Biden também revelou mais sobre o conteúdo de sua conversa "muito franca" com Xi Jinping, presidente da China. "Deixei claro, não fiz ameaça, de modo que ele entendesse as consequências se ele oferecesse auxílio [à Rússia]".

Sei que ele sempre fez questão de manter boas relações com os Estados Unidos e a Europa. A China entende que seu futuro econômico está muito mais relacionado ao Ocidente
Joe Biden em coletiva de imprensa

O líder dos Estados Unidos disse que a UE (União Europeia) procura formas de realizar uma plataforma que notifique quando alguém violar as sanções impostas pelos países contra a Rússia, em tentativa de frear a invasão na Ucrânia.

"Fui muito claro e disse que as sanções não iriam parar Putin, o objetivo é aumentar os impactos e a dor [dele]", afirmou Biden.

Fora do G20

Ainda na coletiva, Biden disse que a Rússia deveria ser removida do G20. "Minha resposta é sim, depende do G20", disse o presidente, quando perguntado sobre o tema.

Biden afirmou que caso países como a Indonésia e outros não concordarem com a retirada da Rússia, então a Ucrânia deveria ser autorizada a participar das reuniões.

*Com Ansa e Reuters