Topo

Injeção, forca, cadeira elétrica: o que se usa em execução de pena de morte

No Irã, o enforcamento é uma das formas de execução da pena de morte - Behrouz Mehri/AFP
No Irã, o enforcamento é uma das formas de execução da pena de morte Imagem: Behrouz Mehri/AFP

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

22/04/2022 04h00

Preso no corredor da morte, Richard Moore, 57, teve de decidir entre a cadeira elétrica ou o fuzilamento. Escolheu a segunda opção, mas teve a execução pelo assassinato de um funcionário de supermercado durante um assalto em 1999 na Carolina do Sul, no sul dos EUA, suspensa pela Suprema Corte do estado.

O caso chama a atenção para os métodos usados para tirar a vida de prisioneiros.

As últimas execuções de condenados nos estados americanos que adotam a pena de morte no país foram com o uso de injeção letal, mas o método está sendo abandonado na Carolina do Sul, porque os fabricantes de medicamentos se recusam a fornecer os ingredientes necessários.

Atualmente, mais de 50 países ainda possuem esse tipo de condenação como um processo legal.

A decisão judicial que condena alguém à morte é denominada sentença de morte, enquanto o processo que leva à morte é denominado execução. A condenação varia de acordo com as leis de cada país.

Os motivos mais passíveis dessa condenação incluem homicídios, espionagem, falsa profecia, estupro, adultério, homossexualidade, corrupção, tráfico de drogas, não seguir a religião oficial ou desrespeitar algum padrão de comportamento social ou cultural.

Veja as formas de morrer na condenação à pena de morte que existem:

Fuzilamento

Richard Moore, condenado à morte na Carolina do Sul, nos Estados Unidos - Divulgação/Departamento Penitenciário da Carolina do Sul - Divulgação/Departamento Penitenciário da Carolina do Sul
Richard Moore, condenado à morte na Carolina do Sul, nos Estados Unidos
Imagem: Divulgação/Departamento Penitenciário da Carolina do Sul

Onde ocorre: Estados Unidos, China, Somália, Taiwan, Uzbequistão, Guatemala e Vietnã, entre outros países.

Como: Um pelotão de homens armados fica posicionado a cerca de 6 metros de distância da vítima, que pode ficar de pé ou sentada, e dispara simultaneamente contra ela.

O que acontece: A vítima sofre lesões em diversas partes do corpo ao mesmo tempo, por isso, a morte pode ocorrer por hemorragia ou por lesão direta pelo projétil no sistema nervoso central, no caso de uma bala atingir a cabeça de imediato.

Esse método de execução também é muito aplicado em casos de crimes de guerra. Até países que não aplicam a pena de morte em outras circunstâncias, como o Brasil, preveem o fuzilamento militar.

Cadeira Elétrica

Onde ocorre: Estados Unidos

Como: A execução por cadeira elétrica é uma das mais conhecidas atualmente nos Estados Unidos. O condenado é preso em uma cadeira. Eletrodos com esponjas embebidas em solução salina são ligados às pernas e à cabeça — para fechar o circuito— e um capacete de metal é colocado no crânio para conduzir corrente elétrica.

Ao menos dois choques de 500 a 2 mil volts são aplicados durante cerca de 30 segundos. Se o condenado sobreviver à primeira descarga, o processo é repetido quantas vezes for necessário.

O que acontece: A eletricidade faz parar algumas funções vitais, como o controle dos batimentos cardíacos e do ritmo respiratório, além disso, todos os músculos do corpo da vítima se contraem e ocorre arritmia e parada cardíaca.

Apedrejamento

Onde ocorre: Irã, Nigéria, Paquistão e Arábia Saudita, entre outros países.

Como: O apedrejamento é uma prática comum em países do Oriente Médio, sendo considerado legal em locais como Irã e Arábia Saudita, por exemplo. Em geral, essa é uma pena aplicada nos chamados "crimes de honra", praticados por mulheres de países muçulmanos, por isso, os carrascos são homens —membros da família e da comunidade local.

A vítima é envolvida dos pés à cabeça em um tecido branco e colocada em uma vala. Os executores fazem um círculo em volta dela e pegam as pedras, que não devem ser muito grandes para assegurar uma morte lenta e dolorosa.

Quem inicia o apedrejamento normalmente é o juiz da sentença, seguido pelos jurados e pelo público.

O que acontece: As pedradas causam vários traumas pelo corpo da vítima, mas a morte se dá principalmente pelas pancadas na cabeça que causam hemorragias intracranianas.

Forca

Onde ocorre: Estados Unidos (apesar de ainda ser prevista em lei, não é usada desde 1996), China, Guatemala e Iraque, entre outros países.

Como: A execução por enforcamento também é uma das mais conhecidas em todo o mundo por ser frequentemente retratada em filmes e séries. Para garantir que a execução ocorra com sucesso, a corda é fervida e torcida para que não enrole ou fique torta. O nó é lubrificado com sabão para garantir o deslizamento. Um alçapão é aberto sob o prisioneiro, que cai e fica pendurado pela corda no pescoço.

O que acontece: Há dois tipos de morte por enforcamento.

  • Corda longa: ocorre fratura das vértebras cervicais e lesão da medula espinhal, neste caso, o indivíduo morre em menos de um minuto.
  • Corda curta: acontece a morte por asfixia, há convulsões e o prisioneiro urina e defeca. Essa morte é mais demorada, podendo durar até 20 minutos.

Injeção Letal

Onde ocorre: Estados Unidos (37 dos 38 estados que têm pena de morte usam esse tipo de execução), China e Guatemala, entre outros países.

Como: Essa é uma das execuções com menor grau de sofrimento para o condenado. A pessoa é amarrada a uma maca, onde um membro do comitê de execução põe sensores de batimento cardíaco em seu corpo. Duas sondas são inseridas em veias dos braços, uma injeta soro fisiológico, que depois será substituído por veneno, já a outra só é acionada em caso de falha no sistema principal.

Após a execução ser autorizada, a sonda injeta um sedativo para que o condenado adormeça, em seguida ele recebe curare e, por fim, cloreto de potássio.

O que acontece: Ao receber o curare, o corpo da pessoa sofre paralisia em todo o sistema muscular. Após a injeção do cloreto de potássio, ela sofre a parada cardíaca e a morte.

Decapitação

Onde ocorre: Arábia Saudita, China, Guatemala e Iraque.

Como: Nos países onde esse método ainda é praticado, o carrasco utiliza a espada para matar.

O que acontece: Quando apenas um golpe de espada é suficiente para decapitar a vítima, a morte acontece em poucos segundos, mas, devido ao fato de os músculos e as vértebras do pescoço serem rijos, a decapitação pode exigir mais de um golpe.

A morte acontece devido ao corte da medula espinhal, que abriga células que transmitem impulsos vitais do cérebro para os órgãos. Com isso, os batimentos cardíacos e a respiração cessam imediatamente, e a consciência do indivíduo dura menos de 3 segundos.