Topo

Esse conteúdo é antigo

Passageiro sem experiência pousa avião após piloto passar mal nos EUA

Passageiro teve que assumir controle de avião após piloto passar mal  - Reprodução/WSFA
Passageiro teve que assumir controle de avião após piloto passar mal Imagem: Reprodução/WSFA

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 13h14Atualizada em 11/05/2022 13h14

Um passageiro sem experiência assumiu a direção de um avião particular nos Estados Unidos depois que o piloto passou mal em pleno voo, na tarde de ontem. Segundo a emissora americana WSFA, afiliada da rede NBC, o homem teve que assumir o controle com a ajuda de um controlador de tráfego aéreo, identificado como Robert Morgan.

Morgan disse que estava durante o intervalo do trabalho lendo um livro do lado de fora da torre no Aeroporto Internacional de Palm Beach quando foi acionado. "Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro avião. Eu só tinha que manter o passageiro calmo, apontá-lo para a pista e dizer a ele como reduzir a potência para que ele pudesse descer ao chão."

O controlador de tráfego confessou que nunca havia pilotado o modelo de avião específico, um Cessna Grand Caravan, mas utilizou uma foto da cabine para entender como o veículo funcionava e dar as coordenadas para o passageiro.

"Antes que eu percebesse, ele estava falando: 'Estou no chão. Como eu desligo essa coisa?'"

Os dois comemoraram o feito e se abraçaram ainda na pista. "Foi muito bom ajudar alguém, e ele me disse que iria para casa hoje à noite para conhecer sua esposa, que está grávida", disse Morgan.

Ainda segundo a emissora, as autoridades não divulgaram o nome do passageiro e do piloto. O estado de saúde do piloto também não foi informado.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos está investigando o caso.