Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarão-branco enorme é rastreado em região que inspirou filme de Spielberg

Tubarão-branco de cerca de 500 kg passou por palco de ataque que inspirou o clássico "Tubarão", de 1975 - Cat Gennaro/Getty Images
Tubarão-branco de cerca de 500 kg passou por palco de ataque que inspirou o clássico "Tubarão", de 1975 Imagem: Cat Gennaro/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 11h08Atualizada em 11/05/2022 13h27

Um tubarão-branco vem sendo rastreado em Jersey Shore, em Nova Jersey (EUA), mesma região que inspirou o filme "Tubarão", de Steven Spielberg, adaptação de um livro que teve como base uma série de ataques dos animais contra humanos em 1916.

"Quando nós o identificamos, foi impressionante", definiu à CNN norte-americana o cientista Bob Hueter, cientista chefe da Ocearch, ONG de proteção marítima responsável por rastrear o gigante, que teria cerca de 500 kg.

De acordo com a equipe de pesquisa liderada por Hueter, o tubarão tem 20 anos e leva no corpo um rastreador implantado em 2019, que emitiu sinais na costa de Nova Jersei na noite de 28 de abril. Até o momento, o último contato do aparelho com os equipamentos da ONG aconteceu em 3 de maio à leste da Filadélfia, já distante da costa, segundo o site Live Science.

O animal, que ganhou o nome de "Ironbound", em homenagem a ilha de West Ironbound, no Canadá - onde ele foi observado pela primeira vez - tem cerca de 3,6 metros de comprimento e 452 quilos, estima a Osearch, que disponibiliza publicamente em seu site as últimas atualizações sobre a movimentação e estado do tubarão-branco.

Apesar das grandes proporções, Ironbound é considerado um tubarão médio em comparação a outros da mesma espécie, que chegam a 6 metros de comprimento e mais de 2 toneladas, de acordo com a National Geographic. Já o maior rastreado pela Osearch é um espécime de 5,3 metros e 1,8 tonelada.

A ONG acompanha Ironbound desde outubro de 2019, quando ele foi avistado nos arredores da ilha que inspirou seu nome, em Nova Escócia, no Canadá. Desde então, estima-se que ele tenha viajado pouco mais de 20.900 quilômetros pela Costa Leste dos Estados Unidos, ainda de acordo com a CNN.

"Ele tem ido e voltado do lugar em que o encontramos, em Nova Escócia, até o arquipélago de Florida Keys diversas vezes", detalhou Hueter, ao site norte-americano.

O pesquisador analisa que o predador se locomove em busca dos "pontos de alimentação muito ricos" encontrados no nordeste dos Estados Unidos e em Nova Escócia, onde deve passar a maior parte do verão e o início do outono, momento em que deve descer a costa rumo à Flórida.