PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
1 mês

Ibiza: Turistas se assustam com tubarão nadando em mar raso; veja

Tubarão-azul é visto na praia de Calo des Moro, em Ibiza, Espanha. - Reprodução/Twitter
Tubarão-azul é visto na praia de Calo des Moro, em Ibiza, Espanha. Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/05/2022 14h54Atualizada em 17/05/2022 08h34

Um grupo de turistas ficou espantado ao avistar um tubarão de quase dois metros de comprimento nadando próximo à costa de Ibiza, na Espanha, uma das praias mais nobres da Europa. O momento foi registrado em vídeo por um dos viajantes.

O incidente aconteceu nesta manhã, perto dos rochedos de Calo des Moro, uma enseada na área urbana do resort de San Antonio, informou o jornal britânico Mirror.

O predador, que se acredita ser um tubarão-azul, conhecido por habitar as profundezas dos oceanos temperados e tropicais, parecia estar desorientado e nadava sem saber como encontrar a saída de volta ao mar, segundo as testemunhas. Guardas ambientais foram chamados para o local para retirar os turistas e vigiar o tubarão.

O dono de uma empresa de turismo, Martin Makepeace, gravou a passagem do tubarão-azul e compartilhou no Twitter. Na publicação ele escreveu: "Pequeno tubarão ficou encalhado em águas rasas em Calo des Moro, Ibiza. Uma cena triste de se ver".

Apesar do susto, ninguém se feriu. A área foi isolada pelas autoridades e, logo depois, o animal se deslocou em direção ao oceano.

Histórico de incidentes

No início do mês, os salva-vidas emitiram um alerta urgente para os banhistas saírem da água depois que um tubarão circulou pelos arredores de uma praia da ilha de Maiorca, no Mediterrâneo.

Os turistas deixaram o mar depois que as barbatanas do tubarão foram vistas na superfície da água. De acordo com testemunhas e especialistas, as descrições do animal indicaram se tratar de um tubarão-azul.

Em agosto de 2018, turistas entraram em pânico e fugiram do mar depois que um tubarão-azul apareceu na praia lotada de Calas de Maiorca, na costa leste da ilha.

O mesmo tipo de tubarão foi responsabilizado por um ataque a um turista em Elche, perto de Alicante, em julho de 2016. A vítima, de 40 anos, foi levada às pressas para o hospital e recebeu pontos em uma ferida na mão. Os socorristas descreveram a mordida como grande e grave, e a vítima perdeu muito sangue antes de ser retirada da água.

Internacional