Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden vai receber governantes de Suécia e Finlândia para tratar da Otan

Secretária de Imprensa da Casa Branca informou que o presidente finlandês e a primeira-ministra sueca vão se reunir com Biden para discutir "as candidaturas à Otan" - REUTERS/Leah Millis
Secretária de Imprensa da Casa Branca informou que o presidente finlandês e a primeira-ministra sueca vão se reunir com Biden para discutir "as candidaturas à Otan" Imagem: REUTERS/Leah Millis

Do UOL, em São Paulo*

17/05/2022 10h51Atualizada em 17/05/2022 11h00

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá os líderes da Suécia e da Finlândia na Casa Branca, na quinta-feira (19), após o pedido destes países para ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte ), em meio à invasão russa da Ucrânia.

O Parlamento da Finlândia aprovou hoje a proposta do governo para que o país se candidate a entrar na aliança militar. Também hoje a ministra sueca das Relações Exteriores, Ann Linde, assinou a carta em que o país irá solicitar para a adesão à organização.

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean, informou que o presidente finlandês, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, vão se reunir com Biden para discutir "as candidaturas à Otan e a segurança europeia", assim como "o fortalecimento das nossas estreitas parcerias em uma variedade de questões globais e o apoio à Ucrânia".

Para ingressar na Otan, os países precisam da aprovação unânime dos Estados-membros, e o único a se opor publicamente é a Turquia, que acusa ambos de dar abrigo a supostos "terroristas" curdos. No entanto, os outros integrantes da aliança já se mostraram confiantes de que podem convencer o governo turco a não vetar Finlândia e Suécia.

"Escutei palavras razoáveis da Turquia nos últimos dias, ela está aberta ao diálogo", disse na última segunda-feira o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.

O movimento é decorrente da guerra russa no território ucraniano, que hoje entrou em seu 83º dia. Suécia e Finlândia são integrantes da União Europeia, mas historicamente se mantiveram neutros entre o Ocidente e a Rússia.

No entanto, a invasão à Ucrânia os fez repensar seu status de neutralidade, principalmente a Finlândia, que compartilha 1,3 mil quilômetros de fronteira com o território russo. A Suécia vinha se mostrando mais reticente, porém a adesão finlandesa a tornaria o único país do Mar Báltico fora da Otan.

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, afirmou que não considera a entrada dos dois países escandinavos na Otan como uma "ameaça", porém alertou que a resposta de Moscou dependerá da presença militar da aliança pelos territórios sueco e finlandês.

* Com AFP e Ansa