Trem lotado descarrilha e deixa 5 mortos e 44 feridos na Alemanha
Ao menos cinco pessoas morreram e 44 ficaram feridas após um descarrilamento de trem no sul da Alemanha. O incidente aconteceu próximo à estação de esqui Garmisch-Partenkirchen, na Baviera.
"Por ora, não acreditamos que haja mais vítimas. Mas não posso estar completamente seguro", declarou aos jornalistas Frank Wellig, responsável adjunto da polícia regional.
O número total de feridos chega a 44, a maioria menores de idade —o acidente aconteceu às vésperas de um feriado e muitos estudantes estavam se deslocando para aproveitar o fim de semana.
Segundo as autoridades, o trem estava "abarrotado" com cerca de 140 passageiros. O jornal alemão Muenchener Merkur informou que vários alunos de uma escola estavam a bordo do trem.
As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Em coletiva na tarde de ontem, o ministro do Interior, Joachim Hermann não descartou mais mortos. "Enquanto o vagão não for levantado, não podemos descartar que haja mais mortos embaixo", disse. Uma quarta pessoa morreu a caminho do hospital e, segundo as autoridades, havia cerca de 140 passageiros no trem.
Um soldado americano estava em um dos vagões na estrada ao lado e disse que foi "terrível" ver o acidente. "Simplesmente horrivel. De repente, o trem tombou", disse ele, ao Merkur.
Um idoso descreveu o acidente como repentino. "De repente, havia muito barulho e depois havia poeira", disse ele, ao jornal alemão Tagblatt. A força do tombamento quebrou as janelas e arremessou passageiros para fora de seus vagões.
O acidente aconteceu dois dias depois da entrada em vigor de uma assinatura de 9 euros por mês que permite viajar em todos os trens regionais da Alemanha, uma oferta que atraiu os alemães e gerou temores de superlotação dos trens.
Soldados e helicópteros ajudaram no resgate
A polícia e os soldados que estavam preparando os procedimentos de segurança em Schloss Elmau, próximo ao Garmisch-Partenkirchen, que receberá o presidente dos EUA, Joe Biden, e contará com chefes de estado e de governo no fim deste mês, foram enviados ao local para prestar suporte no resgate.
Três helicópteros da região de Tirol, na Áustria, foram enviados ao local para prestar primeiros socorros, de acordo com relatos.
Um dos bombeiros contou que o terreno é "intransitável", sendo necessário derrubar árvores e remover barreiras de proteção para abrir caminho para o resgate. "É brutal", disse ele. De acordo com Harald Bauer, porta-voz da polícia na Alta Baviera Sul, muitos estudantes foram afetados. "É muito estressante para os serviços de emergência", falou. Bauer descreveu a situação como "terrível e completamente dramática".
24 anos do pior acidente de trem da história da Alemanha
Em 1998, há exatos 24 anos, o pior acidente de trem da história da Alemanha deixava 101 mortos em Eschede, na Baixa Saxônia. O motivo também foi um descarrilamento. O acidente fatal mais recente envolvendo trens no país europeu foi em 14 de fevereiro deste ano, quando uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas em uma colisão perto de Munique.
Em 2017, uma colisão entre um trem de passageiros e um trem de carga feriu 41 pessoas perto de Dusseldorf.
*Com informações de Reuters e AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.