Incêndio de grandes proporções deixa 49 mortos e 300 feridos em Bangladesh
Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de contêineres em Bangladesh neste domingo (5) e deixou pelo menos 49 mortos e mais de 300 feridos. As autoridades dizem que o número de vítimas deve aumentar.
O fogo começou numa instalação de contêineres com produtos químicos em Sitakunda, a 40 km da cidade portuária de Chittagong. Uma grande explosão foi seguida por outras.
De acordo com moradores da região, a explosão sacudiu prédios a vários quilômetros de distância e estilhaçou vidros de janelas de casas próximas.
"Um cilindro voou cerca de meio quilômetro do local do incêndio e caiu num pequeno lago", comentou Mohgammad Ali, um lojista de 60 anos.
Autoridades ainda não determinam a causa do incêndio. Bombeiros suspeitam que o fogo pode ter se originado de um recipiente que armazenava peróxido de hidrogênio, que, apesar de não ser inflamável, pode sofrer combustão em contato com outros materiais.
Sete bombeiros morreram no incêndio e quatro estão desaparecidos, informou Reazul Karim, funcionário dos serviços de combate a incêndios. Outros 15 precisaram de tratamento para queimaduras.
Há muitas pessoas em estado crítico e, segundo testemunhas, vários corpos ainda não foram recuperados do armazém privado.
Os bombeiros ainda trabalhavam para apagar o fogo na manhã deste domingo (5), disse Faruk Hossain Shikder, oficial da corporação.
Bolas de fogo
"A explosão provocou bolas de fogo, que caíram como chuva. Estávamos com tanto medo que tentamos fugir imediatamente", acrescentou o comerciante.
"A explosão me jogou a uma dúzia de metros de onde eu estava. Minhas mãos e pernas estão queimadas", relatou Tofael Ahmed, motorista de caminhão que estava no depósito.
O chefe do corpo de bombeiros, general de brigada Main Uddin, disse à imprensa que ainda não foi possível controlar o fogo por causa do peróxido de hidrogênio armazenados nos contêineres.
Mominur Rahman, administrador do distrito de Chittagong, anunciou a abertura de uma investigação.
Ele também disse à AFP que cerca de 200 soldados foram convocados como reforço, especialmente para evitar que produtos químicos fossem despejados no mar.
Rahman especificou que o armazém também continha roupas no valor de milhões de dólares e que seriam exportadas para países ocidentais. Cerca de 90% do comércio anual de 100 bilhões de Bangladesh flui através de Chittagong.
Este grande porto recuperou a sua atividade desde o final do ano passado, graças à recuperação econômica global após a pandemia.
Os incêndios são comuns em Bangladesh, onde os regulamentos de segurança são pouco respeitados. Em julho de 2021, 54 pessoas morreram em um incêndio em uma grande fábrica de processamento de alimentos nos arredores da capital, Dhaka.
E em fevereiro de 2020, 70 pessoas morreram em outro incêndio que devastou vários prédios em Dhaka.
*Com informações de Reuters e AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.