Topo

Esse conteúdo é antigo

Passageira sofre reação alérgica após homem consumir amendoim durante voo

Caso ocorreu a bordo de um avião da companhia British Airways - Getty Images
Caso ocorreu a bordo de um avião da companhia British Airways Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 04h00Atualizada em 07/06/2022 13h35

Uma adolescente de 14 anos com alergia a amendoim quase morreu a bordo de um voo da British Airways após um passageiro se recusar a parar de comer o alimento. Segundo o tabloide britânico Daily Mail, a jovem chegou a desmaiar após o homem abrir o pacote a bordo. Mesmo avisado pela tripulação que a saúde da garota estava em risco, ele não cedeu.

Poppy estava em um voo de oito horas com a mãe, Joanna Jones, 39. Elas estavam saindo da ilha caribenha Antígua e tinham como destino Londres, na Inglaterra.

"Quando embarcamos, a tripulação pediu aos passageiros que não comessem amendoim, pois minha filha tem alergia. Mas, quando decolamos, vi um homem cerca de dez fileiras na frente comendo. Fiquei preocupada e perguntei se poderíamos ser transferidas. Não havia disponibilidade [no avião] e a equipe pediu que ele parasse de comer, mas ele ignorou os pedidos e continuou", explicou Joanna ao DailyMail.

A insistência do passageiro fez com que Poppy sofresse uma grave reação alérgica. "Foi um pesadelo para todos nós e eu realmente pensei que ela poderia morrer."

A tripulação fez um apelo por um médico abordo e uma enfermeira se apresentou para ajudar a estabilizar a saúde da adolescente. Poppy precisou de oxigênio e duas injeções com medicamentos antialérgicos. O piloto cogitou realizar um pouso de emergência, mas conseguiu manter o curso e aterrissar no Aeroporto Internacional de Londres, onde a jovem foi encaminhada a um hospital.

"Quando pousamos, uma ambulância nos encontrou e nos levou direto para o hospital, onde passamos o resto do dia até que Poppy estivesse bem o suficiente para receber alta. Foi uma experiência horrível e tudo poderia ter sido evitado se esse homem tivesse ouvido os anúncios e não tivesse comido amendoim", disse ela.

Ao Daily Mail, um porta-voz da British Airways disse que "a segurança e o bem-estar" dos clientes são a prioridade da companhia, que leva "muito a sério" questões relacionadas à saúde dos passageiros.

"Nossa equipe cuidou de um cliente que parecia sofrer uma reação alérgica a bordo e providenciou para os paramédicos encontrarem a aeronave", afirmou.

A companhia ainda disse que não havia nenhum problema com os equipamentos de bordo e que a tripulação seguiu todos os protocolos necessários.