Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Presidente da comissão europeia viaja à Ucrânia e se reúne com Zelensky

Presidente da comissão europeia Ursula von der Leyen em coletiva conjunta com Volodymyr Zelensky - REUTERS/Valentyn Ogirenko
Presidente da comissão europeia Ursula von der Leyen em coletiva conjunta com Volodymyr Zelensky Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Do UOL, em São Paulo*

11/06/2022 10h30Atualizada em 11/06/2022 10h37

A presidente da comissão europeia, Ursula von der Leyen. viajou hoje à Ucrânia para se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e conversar sobre o desejo do país Ucrânia de ingressar na União Europeia. A última vez que a diplomata esteve em território ucraniano foi em abril.

A representante da Europa afirmou que o país está "no caminho certo" para entrar no bloco europeu.

"Estou comovida e impressionada com a resiliência do povo ucraniano. Continuam as batalhas cruéis no sul e no leste, mas é impressionante notar como os ucranianos defendem o seu país. Aqui em Kiev, vejo que a vida está voltando à normalidade", disse a representante em coletiva de imprensa conjunta com o presidente Volodymyr Zelensky.

Questionada sobre o processo de adesão à União Europeia, a chefe do Executivo destacou que "Kiev já estava no caminho certo antes da guerra porque tem uma democracia parlamentar sólida e uma administração que funciona, além de ser um país com alta digitalização".

"É um país que já tem acordos comerciais e de associação conosco. ainda reformas a serem feitas no campo da corrupção e no campo da administração para atrair investidores. Mas, nós apreciamos os enormes esforços feitos", afirmou.

Por sua vez, Zelensky afirmou que esse é um "momento decisivo não só para a Ucrânia, mas para todo o continente europeu". "A Rússia quer dividir e enfraquecer a União Europeia. A Europa é o objetivo dele. E nós esperamos o apoio do vértice europeu que se preanuncia histórico", pontuou o mandatário.

O chefe do governo de Kiev ainda cobrou o bloco para impor sanções mais duras aos bancos russos, especialmente, à Gazprombank - a principal instituição do país.

"Infelizmente, a guerra continua e nós temos a necessidade de um sétimo pacote de sanções. Que sejam bloqueadas as atividades de todos os bancos russos, sem distinções e em particular a Gazprombank. A Ucrânia pode exportar energia para outros países europeus", acrescentou.

"Estou de volta a Kiev para encontrar o presidente Zelensky e o primeiro-ministro (Denys) Shmygal. Vamos avaliar o trabalho comum necessário para a reconstrução e os progressos alcançados pela Ucrânia no caminho para a Europa", disse Von der Leyen à imprensa.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Os líderes da UE devem se pronunciar na próxima semana sobre a ambição da Ucrânia de aderir ao bloco, antes da reunião de cúpula de 23 e 24 de junho que abordará o tema.

A Ucrânia pede um "compromisso jurídico" concreto dos europeus até o fim de junho para obter o status de candidata oficial para a adesão à UE, mas os 27 países do bloco estão divididos sobre a questão.

* Com informações da AFP e Ansa