Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia prende dançarina do ventre por suspeita de espionagem

Segundo o FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), moradora de Moscou foi presa por suspeita de "alta traição" - Reprodução
Segundo o FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), moradora de Moscou foi presa por suspeita de "alta traição" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/06/2022 11h02

Uma dançarina de ventre de 33 anos foi presa na última terça-feira (14) por suspeita de "alta traição", espionagem e por "trabalhar para estrangeiros". As informações são de veículos internacionais.

Segundo a agência russa TASS, o FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia) deteve ES Zavalishina em Moscou. "Ela é suspeita de acordo com o artigo 275 do Código Penal da Rússia ('Alta Traição'). Seu caso ainda não foi examinado", disse o tribunal, sem especificar outros detalhes da investigação criminal.

Não foi informado para qual país Zavalishina estaria passando informações. Mas já havia conhecimento que a dançaria tinha contato com a Suiça e estava registrada como empreendedora em "consultoria de negócios e gestão", mas deixou de operar em abril.

Ela foi detida no momento em que se preparava para visitar a Suiça. A investigação aponta também que a dançarina atuava como uma "especialista no campo das relações internacionais".

Zavalishina se formou na Universidade Estadual de Moscou em 2011 e supostamente já viajou para EUA, Europa e África. Segundo o site Mirror, a dançarina deve ficar presa até agosto — enquanto aguarda a conclusão das investigações.

Não se sabe também se o caso tem alguma relação com a guerra da Rússia contra a Ucrânia.