PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
15 dias

Arraia gigante de 300 kg se torna maior peixe de água doce já capturado

Recorde anterior de animal da espécie ocorreu na Tailândia no ano de 2005 - Chhut Chheana/Wonder of Mekong/ Handout via REUTERS
Recorde anterior de animal da espécie ocorreu na Tailândia no ano de 2005 Imagem: Chhut Chheana/Wonder of Mekong/ Handout via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

20/06/2022 18h48Atualizada em 21/06/2022 01h20

Pesando 300 quilos e medindo quase quatro metros, a maior arraia de água doce já registrada na história foi capturada no Camboja. A informação foi divulgada pelo projeto Wonders of the Mekong, responsável por catalogar espécies do tipo, hoje. A pescaria, por sua vez, ocorreu no dia 13.

De acordo com o National Geographic, o animal foi capturado pelo pescador Moul Thun, 42, que mora na ilha remota de Koh Preah, ao longo do rio Mekong.

O homem acionou o projeto Wonders of the Mekong (Maravilhas do Mekong), uma parceria entre autoridades e especialistas do país asiático com cientistas norte-americanos.

Após a arraia ser medida e pesada, ela foi devolvida à natureza com um rastreador, que deve registrar todos os seus movimentos e ajudar os especialistas a entenderem melhor o comportamento de animais da espécie na região.

O pescador responsável pela captura ganhou uma recompensa de US$ 600 (cerca de R$ 3,1 mil). Apesar de o animal ter sido capturado com ajuda de um gancho, ele teve bom estado de saúde atestado antes de ser liberado.

Antes da arraia capturada na última semana, o maior peixe de água doce já pescado no mundo tinha sido encontrado também no Camboja. Em 2005, um bagre gigante foi encontrado no mesmo rio pesando 293 quilos.

"A captura mostra o quão pouco sabemos sobre esses peixes gigantes de água doce", afirmou em conversa com o canal norte-americano NBC Nres o pesquisador Zeb Hogan, da Universidade de Nevada.

Internacional