Brasileiro com mesmo nome do presidente da Colômbia é convidado para posse
O jornalista do g1 Gustavo Petró recebeu um convite para participar da posse do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro. Segundo relatou o jornalista, ele é confundido com o político há pelo menos 10 anos, quando o colombiano venceu as eleições à prefeitura de Bogotá.
O convite para a eventual posse presidencial aconteceu ainda em 2021, quando o brasileiro participou, virtualmente, de um programa de TV colombiano com seu homônimo. Naquele momento, Petro prometeu que, se vencesse as eleições, o convidaria para a cerimônia.
"Mesmo com a promessa, eu estava incrédulo que isso aconteceria", relatou o jornalista brasileiro.
No fim da noite de ontem (19), horas após a vitória de Gustavo Petro, o jornalista do g1 diz que recebeu uma ligação do assessor do presidente eleito, Andrés Hernández —eles trocaram contato em 2021 após a entrevista ao canal colombiano.
"Estou ligando para convidar você para a posse de Gustavo Petro, como ele havia prometido", disse Hernández, segundo narrou Petró.
Inicialmente, o brasileiro negou o convite: "Fico honrado, mas não sou importante. É melhor convidar presidentes e políticos. Não eu".
Você é o homônimo do presidente da Colômbia e está convidado. Vamos acertar os detalhes esta semana.
Resposta do assessor presidencial após a recusa de Gustavo Petró
O jornalista também diz que recebeu cerca de 4 mil novos seguidores da Colômbia nas redes sociais entre a noite de domingo e hoje."É uma situação um tanto bizarra", comentou.
A diferença entre Petro e Petró está apenas no acento. Em 2011, o brasileiro começou a receber mensagens em espanhol e descobriu que tinha um homônimo colombiano. No Twitter, por exemplo, a conta do jornalista é @gustavopetro, e a do presidente eleito, @petrogustavo.
A entrevista para esse canal ajudou muito a fazer com que as pessoas soubessem a diferença nas contas das redes sociais e que eu sou brasileiro. Mas não impediu de eu ser marcado e lembrado nas redes sociais.
Brasileiro Gustavo Petró comenta sobre entrevista com o agora presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro
Na noite de ontem, o colombiano alcançou 50,44% dos votos no segundo turno e venceu a disputa contra Rodolfo Hernández.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.