Topo

Esse conteúdo é antigo

Queima de fogos de artifício dá errado, causa explosão e família foge; veja

Conselho Nacional de Segurança dos EUA alertou para cuidados com fogos de artifício - Reprodução/Twitter
Conselho Nacional de Segurança dos EUA alertou para cuidados com fogos de artifício Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

06/07/2022 14h40Atualizada em 07/07/2022 08h37

Uma família teve que sair correndo de onde estava após uma queima de fogos dar errado e acabar sendo pior do que deveria. O vídeo teve 17,4 milhões de visualizações, com 60 mil compartilhamentos e mais de 350 mil curtidas. O NSC (Conselho Nacional de Segurança) dos Estados Unidos fez alertas em relação a segurança sobre fogos de artifício.

O registro publicado nas redes sociais do NSC aponta que o incidente ocorreu na segunda-feira, feriado de 4 de julho, mas não detalha a identidade e se houve feridos. O vídeo mostra várias pessoas sentadas em cadeiras no gramado em frente a uma casa, enquanto outros membros da família montam uma queima de fogos.

Tudo começa com a primeira bomba explodindo e faíscas voando para perto de quem acendeu o pavio do explosivo, e sai do controle com um incêndio na parte de trás de um carro estacionado perto das pessoas.

Após isso, todo mundo sai correndo enquanto os fogos fazem estrago com o carro em volta. Não há como ver o que acontece depois devido ao volume da fumaça ou se alguém se feriu por causa do incidente.

Por causa das comemorações do 4 de julho, os hospitais de todo o país lidaram com acidentes causados por fogos de artifício.

O NSC listou uma série de regras para lidar com explosivos do tipo, e não recomenda usar isso em casa. "O Conselho Nacional de Segurança aconselha a todos a desfrutar de fogos de artifício em exibições públicas conduzidas por profissionais, e não usar fogos de artifício em casa. Eles podem ser legais, mas não são seguros".

O conselho também diz que, anualmente, fogos de artifício causam uma média de 18.500 incêndios, 1.300 incêndios estruturais, 300 incêndios em veículos e quase 17.000 outros incêndios. "Nunca permita que crianças pequenas manuseiem fogos de artifício. Crianças mais velhas devem usá-los apenas sob a supervisão de um adulto. Nunca use fogos de artifício enquanto estiver sob efeito de drogas ou álcool".

Para quem não seguir a recomendação, o NSC traz alguns cuidados. "Qualquer pessoa que use fogos de artifício ou fique por perto deve usar óculos de proteção. Nunca segure fogos de artifício acesos em suas mãos, nunca os acenda em ambientes fechados. Use-os longe de pessoas, casas e materiais inflamáveis. Nunca aponte ou jogue fogos de artifício em outra pessoa. Acenda apenas um dispositivo de cada vez e mantenha uma distância segura após o acendimento".