'Chuva de peixes' deixa indianos espantados após fortes temporais
Os moradores de Telangana, na Índia, ficaram assustados com uma série de chuvas incomuns provocadas pelas monções, que fizeram com que peixes e outros pequenos animais literalmente caíssem do céu.
O fenômeno ocorreu entre sexta-feira (15) e sábado (16), quando a população notou que as ruas e estradas estavam cobertas de peixes depois das tempestades, informou o jornal britânico Metro.
Estima-se que os peixes tenham sido levados a quilômetros de distância do mar pela monção, que deixou muitas estradas inundadas e cidades inundadas. A explicação está nas trombas d'água originadas pelo tempo chuvoso nos últimos dias.
Elas têm força suficiente para levantar peixes de pequeno porte, crustáceos e sapos.
O episódio foi registrado em vídeo por testemunhas e compartilhado nas redes sociais. No Twitter, um homem escreveu: "Em meio às fortes chuvas em Telangana, as pessoas da cidade de Jagtial presenciaram algo único. Elas acordaram surpresas ao encontrarem uma 'chuva' de peixes".
Ele explicou: "A chuva de peixes é um fenômeno climático raro chamado 'chuva de animais', que acontece quando pequenos animais aquáticos, como sapos, caranguejos e pequenos peixes, são arrastados pelas trombas d'água".
Nas imagens, vários moradores são vistos vagando no meio das enchentes para pegar os peixes e coletá-los em pilhas.
Locais com água mais rasa também ficaram com um volume de peixes incomum:
A Índia está atualmente no meio de sua estação de monções mais severa em anos, que já custou a vida de mais de 130 pessoas, informou a CNN.
As autoridades de Telangana declararam um alerta vermelho para doze distritos nos próximos cinco dias, pois as inundações severas afetaram milhões de pessoas. As estradas nacionais ficaram alagadas, o que causou problemas para os serviços de emergência que tentam chegar a vilarejos e cidades devastadas.
Há alguns dias antes, os moradores um casal e o filho foram mortos depois que seu veículo foi atingido por um deslizamento de terra repentino, enquanto estavam a caminho de casa.
Milhões de residentes de Telangana foram deslocados para áreas menos afetadas. A situação foi descrita por especialistas como a pior temporada de monções da Índia desde 2005, que resultou em mais de 700 mortes e deslocamentos em massa.
A temporada de monções na Índia normalmente dura de junho a setembro e geralmente começa a diminuir no início de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.