Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelo menos 30 tartarugas ameaçadas de extinção são esfaqueadas em ilha

Animais foram encontrados esfaqueados em ilha do Japão - Museu da Tartaruga Marinha de Kumejima/Divulgação
Animais foram encontrados esfaqueados em ilha do Japão Imagem: Museu da Tartaruga Marinha de Kumejima/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/07/2022 20h46Atualizada em 18/07/2022 20h46

Pelo menos 30 tartarugas verdes, animais ameaçados de extinção, foram encontradas esfaqueadas na ilha japonesa de Kumejima, em Okinawa.

Segundo a polícia local, os animais tinham marcas ao redor do pescoço e foram achados na sexta-feira (15), durante a maré baixa.

Alguns dos animais foram encontrados ainda com vida, sangrando e com dificuldade de respirar. Uma investigação foi aberta pela polícia e testemunhas foram ouvidas. A suspeita da polícia é de que elas tenham sido perfuradas com lâminas.

De acordo com um porta-voz do Museu da Tartaruga Marinha de Kumejima, Yoshi Tsukakoshi, os animais são considerados "inconvenientes" por alguns pescadores da região porque rasgam as redes usadas para pesca na ilha, rica em ervas marinhas, um dos principais alimentos para a espécie.

Kumejima também afirmou ao canal norte-americano CNN que o paradeiro atual dos animais é desconhecido. Segundo o jornal local Mainichi, um pescador teria confessado a autoria do crime.

"Muitas delas estavam enroladas nas redes de pesca. Consegui liberar algumas e devolvê-las ao mar, mas eu não consegui soltar as mais pesadas, então as esfaqueei para me livrar delas", disse o homem a uma fonte do jornal.

A informação não foi oficialmente confirmada pelas autoridades.