Topo

Esse conteúdo é antigo

Pênis gigante de 300 kg é erguido em túmulo de mexicana: 'desejo dela'

Idosa de 99 anos pediu que pênis gigante fosse instalado sobre túmulo dela após a morte e frisou que não estava brincando - Acervo familiar
Idosa de 99 anos pediu que pênis gigante fosse instalado sobre túmulo dela após a morte e frisou que não estava brincando Imagem: Acervo familiar

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 22h20Atualizada em 29/07/2022 08h23

Uma mulher de 99 anos pediu aos familiares que, ao morrer, uma estátua em formato de pênis fosse colocada sobre o túmulo dela no México. A história do monumento, inaugurado no último sábado (23), ganhou popularidade nas redes sociais. As informações são da Vice.

A princípio, os parentes de Catarina Orduña Pérez, conhecida entre moradores da pequena cidade de Misantla, acharam que ela estava brincando, mas, pouco antes de morrer, a mulher deixou claro que aquele desejo era real.

"Ela me disse que esse era o desejo dela, para que ninguém a esquecesse e para que tudo o que amávamos nela fosse lembrado com mais facilidade", afirmou, em entrevista ao site norte-americano, o neto de Catarina Álvaro Mota Limón.

A mulher morreu em janeiro de 2021. A partir daí, familiares se reuniram para tornar o pedido realidade.

Eles contataram Isidro Lavoingnet, engenheiro conhecido na região por construir objetos de plástico como cisternas e brinquedos para crianças.

A princípio, ele também achou que o pedido era uma brincadeira. "Esse tipo de escultura não é comum, muito menos quando é feita em memória de alguém que morreu", afirmou. Em pouco tempo, porém, ele aceitou a missão.

Após contar com a ajuda de mais de 10 pessoas - entre elas, um escultor e um carpinteiro - Isidro concluiu a obra, de 1,6 metro e quase 300 quilos em cerca de um mês. A parte mais complicada da construção, segundo os familiares de Catarina, foi a dos testículos, que precisaram ser refeitos do zero após ficarem "deformados" em uma primeira tentativa.

A inauguração do monumento foi feita em clima de festa, com amigos e parentes de Catarina ao redor do túmulo e até mesmo com a presença de uma banda.

Segundo o neto de Catarina, a avó disse que o pedido tinha como intuito "quebrar os paradigmas dos mexicanos, que, às vezes, deixam as coisas escondidas por não terem mente aberta".

Após a inauguração da obra e a popularidade das imagens, muitos procuraram pelos serviços do construtor. Outros, porém, não aprovaram a ideia.

"A cada 10 pessoas, acho que sete veem a estátua de forma positiva. Se eles não veem de forma positiva, pelo menos eles respeitam o desejo dela. Há outros, porém, que, com seus valores conservadores, têm a mente fechada para a situação", afirmou o neto de Catarina.

Segundo ele, a família discutiu a possibilidade de críticas à estátua ocorrerem, mas decidiu concretizar o último desejo da idosa em vida mesmo assim.