Topo

Esse conteúdo é antigo

Casa Branca: única sobrevivente de queda de raio tem dor e perda de memória

Amber, 28, única sobrevivente da queda de um raio, luta para recuperar a memória recente e aguarda pela cicatrização das queimaduras - Reprodução/LinkedIn
Amber, 28, única sobrevivente da queda de um raio, luta para recuperar a memória recente e aguarda pela cicatrização das queimaduras Imagem: Reprodução/LinkedIn

Colaboração para o UOL

08/08/2022 14h57

Uma mulher de 28 anos foi apontada pelas autoridades norte-americanas como a única sobrevivente de um raio que caiu no gramado da Casa Branca na quinta-feira (4). Levada ao hospital em estado crítico, Amber Escudero-Kontostathis estava respirando com a ajuda de aparelhos, mas ontem apresentou sinal de melhoras e conseguiu ensaiar seus primeiros passos após o acidente. Ela ainda apresenta dores e queimaduras, além de lidar com perda da memória recente devido ao incidente.

Ela sobreviveu à queda de um raio que matou Brooks Lambertson, 29, vice-presidente do City National Bank, e James e Donna Mueller, 76 e 75, que estavam visitando a capital para comemorar seu 56º aniversário de casamento.

O grupo foi pego de surpresa por uma tempestade de verão e se escondeu debaixo de uma árvore, que foi posteriormente atingida por um raio.

O acidente foi registrado por câmeras de segurança da Casa Branca.

"Amber conseguiu dar alguns passos ontem à noite; foi doloroso, mas a vontade dela é forte", escreveu a mãe de Amber, Julie Escudero, em um post publicado ontem no Facebook.

"Por favor, orem para que a dor seja controlável. Ela está com muita dor. As enfermeiras a estavam levando para o chuveiro quando acabamos de desligar o telefone conosco. Disseram-lhe que seria doloroso", afirmou Julie.

"Também precisamos de orações para que sejamos fortes, calmos e digamos as palavras certas para ajudar a relaxá-la. Sua memória de curto prazo ainda está melhorando, passo a passo".

A família acrescentou que Amber está muito assustada com o que aconteceu. Ela pergunta repetidas vezes sobre o que aconteceu com ela e diz sentir-se culpada por ter sobrevivido. Uma vaquinha online foi criada em seu nome no GoFundMe, para ajudá-la a pagar as despesas médicas, que já arrecadou mais de R$ 185 mil.

Árvores não oferecem proteção

Oficiais do Serviço Secreto e da Polícia do Parque dos EUA viram o acidente e socorreram imediatamente as vítimas, disse Vito Maggiolo, porta-voz do Corpo de Bombeiros na região da Casa Branca. "Eles fizeram RCP (Ressuscitação Cardiorrespiratória) nos feridos antes de eles serem levados para um hospital próximo".

Maggiolo disse que é provável que as quatro pessoas atingidas no incidente tenham tentado se abrigar sob uma árvore no jardim da residência presidencial quando a tempestade surgiu, pouco antes das 19 horas.

"Árvores não são lugares seguros", disse Maggiolo. "Qualquer um que vai procurar abrigo debaixo de uma árvore, é um lugar muito perigoso para se estar."

Chris Vagasky, analista de uma rede nacional de observação de raios, declarou ao jornal Washington Post que foi registrado um total de seis raios que atingiram o mesmo ponto perto da Casa Branca, com meio segundo de diferença, às 18h49.

"Ela está enfrentando agora um processo de cicatrização das queimaduras, que é algo muito doloroso. Eles têm que limpar, esfregar todas as crostas, todos os dias", escreveu hoje a mãe de Amber, em seu perfil no Facebook. "Por favor, orem para que tudo esteja bem com o rim dela. Ela está com dor nessa área."