Topo

Esse conteúdo é antigo

Explosão em mesquita deixa mortos e feridos na capital do Afeganistão

Explosão atingiu mesquita em Cabul - Reprodução / Twitter / El Clarin
Explosão atingiu mesquita em Cabul Imagem: Reprodução / Twitter / El Clarin

Do UOL, em São Paulo*

18/08/2022 04h10

Uma enorme explosão atingiu uma mesquita em Cabul, capital do Afeganistão, durante as orações da noite de ontem, deixando dezenas de mortos e feridos. O porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran, disse hoje que 21 pessoas morreram e 33 ficaram feridas no atentado.

O Hospital de Emergência de Cabul informou mais cedo no Twitter que havia recebido 27 pacientes feridos na explosão, incluindo uma criança de sete anos. Testemunhas disseram à agência Reuters que a forte explosão foi ouvida em um bairro do norte de Cabul, e quebrou janelas em prédios próximos.

Pouco após o incidente, o porta-voz do governo do Talibã, Zabihullah Mujadih, condenou o que chamou de ataque e disse "rezar pelas vítimas". Além disso, afirmou que "os responsáveis serão punidos".

Ainda nenhum grupo assumiu a autoria da ação, mas os talibãs são rivais históricos dos terroristas do Estado Islâmico de Khorasan (conhecidos como EI-K ou ISIS-K).

Logo após o grupo fundamentalista reassumir o poder político no país, em 15 de agosto de 2021, os terroristas fizeram uma série de atentados contra mesquitas.

Os dois grupos islâmicos são da mesma vertente, sendo sunitas, mas têm visões diferentes de poder: enquanto o Talibã quer um "califado" dentro do território nacional, o EI quer se expandir o máximo possível pelo mundo.

* com informações da Ansa e da Reuters