Após polêmica na Europa, 'vinho de Hitler' deixará de ser produzido em 2023
Sucesso entre grupos de extrema-direita, o vinho com a foto de Hitler — e de outros fascistas europeus — vai deixar de ser vendido e fabricado a partir de 2023 pela polêmica vinícola italiana da família Lunardelli. O fim da produção acontecerá após o vinhedo passar para as mãos de Andrea Lunardelli, filho do atual chefe da empresa, Alessandro Lunardelli.
O futuro comandante do negócio familiar pretende abandonar a fabricação por "estar farto das constantes polêmicas". As informações são do tabloide britânico Daily Star.
Pai e filho chegaram a ser processados na Itália por causa dos vinhos com a foto de Mussolini, mas foram absolvidos porque as autoridades italianas não conseguiram provar que eles estivessem fazendo propaganda do fascismo. Os proprietários da vinícola defendem que não fazem propaganda política, e que o objetivo dessa produção era puramente comercial.
Em entrevista à emissora alemã Deutsche Welle, em 2019, Andrea Lunardelli disse que a maioria dos compradores do vinho com a foto de Hitler é composta por alemães. Na Alemanha, é proibido o uso de símbolos com referência ao nazismo, incluindo o retrato de Hitler.
Fabricado desde 1995, segundo o dono da vinícola, Alessandro Lunardelli, a produção de vinhos com rótulos de fascistas começou a partir do pedido de um cliente, que solicitou uma versão com a foto do ditador italiano Benito Mussolini. A bebida com a estampa de Hitler passou a ser produzida logo em seguida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.