Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem cobre corpo com mais de 2 mil tatuagens de peças de quebra-cabeça

Paul Lawrence, antes e depois de se transformar no personagem The Enigma - Reprodução/Redes Sociais
Paul Lawrence, antes e depois de se transformar no personagem The Enigma Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

03/09/2022 21h26

Um fã de modificação corporal norte-americano cobriu-se da cabeça aos pés com 2.123 tatuagens de peças de quebra-cabeças nos braços, pernas, costas, tronco, pescoço e cabeça, incluindo as mãos e os pés. Paul Lawrence, que gosta de quebrar recordes, se autodenomina como The Enigma e hoje sobrevive se apresentando como artista, ator e performer.

Em seu site, ele anuncia performances ao vivo, onde realiza truques ousados com fogo, espadas, lâminas e até ferramentas elétricas. The Enigma tornou-se particularmente conhecido por uma façanha ousada, onde ele segura uma maçã na boca e a corta ao meio com uma serra elétrica.

Em 2011, o artista norte-americano conseguiu quebrar o recorde oficial de maior número de tatuagens de peças de quebra-cabeça em um único corpo. Foram necessárias três horas para que os juízes contassem suas 2.123 tatuagens.

The Enigma começou a sua transformação corporal nos anos 90 e hoje realiza performances ao vivo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
The Enigma começou a sua transformação corporal nos anos 90 e hoje realiza performances ao vivo
Imagem: Reprodução/Instagram

Conforme relatado anteriormente pelo tabloide britânico Daily Star, as autoridades determinaram que apenas as tatuagens com bordas claramente pintadas seriam incluídas na contagem, ignorando as desbotadas. O que faz com que a quantidade de peças de quebra-cabeças pintadas em seu corpo seja muito maior do que a contagem oficial.

A maioria das tatuagens do The Enigma foi pintada com tinta azul, enquanto as regiões brancas de seus globos oculares foram coloridas em preto. Além de sua exibição única de tatuagens, o Enigma passou por várias modificações corporais, incluindo cinco piercings alargadores ao redor de sua boca e dois implantes em sua cabeça em forma de chifres.

Até suas orelhas foram modificadas para se parecerem com peças de um quebra-cabeça, ficando de acordo com o resto de seu visual dramático.

The Enigma decidiu que queria cobrir seu corpo com peças de quebra-cabeça de tatuagem no final de 1992. No ano seguinte, ele começou o exaustivo processo de pintura, que levou mais de um mês para ser concluído.

Em entrevista ao tabloide britânico The Mirror, ele se abriu pela primeira vez sobre a intensa sessão de tatuagem: "Foi um mês difícil. Houve muitos sentimentos intensos".

Depois de se apresentar com o Jim Rose Circus no início dos anos 90, ele apareceu em vários eventos de alto nível, incluindo o Edinburgh Fringe Festival e a Self Destruct Tour de 1994, do Nine Inch Nails.

"Isso [referindo-se à sua pele tatuada] é a parte de trás do quebra-cabeça. O que está fora, também está dentro. A arte está dentro."