Topo

Quem é próximo na linha de sucessão após morte de Elizabeth 2ª

A rainha Elizabeth 2ª posa junto do filho mais velho, o príncipe Charles, o neto William e o bisneto George - AFP PHOTO/BUCKINGHAM PALACE/RANALD MACKECHNIE
A rainha Elizabeth 2ª posa junto do filho mais velho, o príncipe Charles, o neto William e o bisneto George Imagem: AFP PHOTO/BUCKINGHAM PALACE/RANALD MACKECHNIE

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

08/09/2022 14h38Atualizada em 08/09/2022 21h01

Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos. Nos minutos finais de sua vida os filhos Charles, Andrew, Anne e Edward estiveram no palácio de Balmoral para ficar ao lado da mãe.

Na linha de sucessão ao trono britânico, são levadas em consideração descendência, gênero, legitimidade e religião. Quem encabeça essa lista é Charles — filho mais velho da rainha com o príncipe Philip, duque de Edimburgo. Ele, que foi casado com a princesa Diana — morta em um acidente de carro em 1997 — se tornou pai do Príncipe de Gales, William, o segundo na linha sucessória ao trono. Ele agora, aos 73 anos, passa a ser rei Charles 3º.

Harry, que também é filho de Charles, está atrás dos filhos de William. Ele abdicou de suas funções de membro da realeza no ano passado, mas mesmo assim segue na linha de sucessão.

Depois de William, estão o príncipe George, de 9 anos, filho de William com Kate Middleton. George é sucedido por sua irmã, Charlotte, de 7 anos. Em quinto lugar está o príncipe Louis, de 4 anos, terceiro filho de William e Kate. Depois vem Harry, irmão de William, em sexto.

Os filhos de Harry e Meghan Markle —Archie e Lilibet— são os próximos, respectivamente. A nona posição é ocupada por Andrew, o segundo filho de Elizabeth 2ª.

Segundo a BBC, a linha de ocupação do trono é regida por regras que datam de centenas de anos. Elas foram alteradas em 2013 para garantir que os filhos homens não tivessem mais precedência sobre suas irmãs mais velhas.

Sobre a rainha Elizabeth 2ª

Nascida em 1926, Elizabeth se casou com Philip em 1947. O Duque de Edimburgo morreu aos 99 anos, no Castelo de Windsor, em abril do ano passado. Em rede social, à época, a família britânica divulgou uma nota: "É com profunda tristeza que Sua Majestade, a rainha, anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor". O seu falecimento não mudou a linha sucessória da realeza.

A monarca reinou por 70 anos e foi a sexta mulher a ascender ao trono britânico. O posto foi assumido em 1952, quando o Rei George 6º, seu pai, morreu. Antes dela, somente a sua trisavó, a rainha Vitória — que esteve no trono por 63 anos — detinha o recorde de reinado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado na primeira versão do texto, o príncipe Harry segue na linha de sucessão apesar de ter abdicado das funções de membro da realeza. O texto foi corrigido.