Topo

Como foi a preparação do príncipe William para um possível reinado?

Príncipe William é o próximo da linha de sucessão ao trono, agora que seu pai, o rei Charles 3º assumiu a monarquia - WPA Pool / Getty Images
Príncipe William é o próximo da linha de sucessão ao trono, agora que seu pai, o rei Charles 3º assumiu a monarquia Imagem: WPA Pool / Getty Images

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

09/09/2022 04h00Atualizada em 20/09/2022 17h18

O neto da rainha Elizabeth 2ª, o príncipe William Arthur Philip Louis, 40 anos, é o filho mais velho do príncipe Charles com a princesa Diana. Ele também é, segundo a pesquisa YouGov - divulgada pelo Yahoo -, o membro da realeza mais popular após Elizabeth 2ª, com 66% de opiniões favoráveis.

Com a morte da majestade, ele passa a ser o primeiro na linha de sucessão real, já que o pai assume a coroa. Nascido em 21 de junho de 1982, em Londres, William se torna, automaticamente, duque da Cornualha.

Populares, ele e a esposa, Kate Middleton, sempre tiveram maior consenso a seguir à rainha. Sorridente, acessível, esportista, estudioso e envolvido com projetos sociais, ganhou o coração dos súditos. Por muitas vezes, foi visto com roupas velhas e, também, quebrando protocolos oficiais. Especialistas da família real, inclusive, apostam que o futuro da monarquia está nas mãos de William.

De acordo com o jornal O Público, o antigo correspondente real do tabloide The Sun, Charles Rae, afirmou que "William é a pessoa chave porque será rei um dia". "Basicamente, ele é o último dos moicanos. Acho que há muita coisa sobre os ombros de William para o futuro da monarquia".

A ideia de que a coroa ficaria em suas mãos nasceu junto com o primogênito, no Hospital St Mary, em Londres. Ele entrou para a história por ser o primeiro a ser filho de um príncipe com uma princesa e, também, porque ele se tornou o primeiro herdeiro a nascer no ambiente hospitalar. Em entrevista à revista People, o historiador real Robert Lacey pontuou que o nome foi escolhido pelos pais com um propósito: de entrar para a história como um rei lendário.

Desde pequeno, teve uma educação de qualidade. Foi admitido no Eton College, um dos mais famosos colégios secundários da Inglaterra. Adepto aos esportes, durante o colégio foi destaque por diversas vezes. Finalizada a época escolar, foi para o exército britânico e, em Belize, na América Central, participou de um treinamento.

De acordo com o portal Cultura Inglesa, o príncipe estudou na University of St Andrews, na Escócia. Ingressou na instituição em 2001, no curso de História da Arte. Depois ele mudou de curso, passando para Geografia, graduando-se em 2005. Foi quando estava na universidade que conheceu a esposa. Casado desde 2011, é pai de George, Charlotte e Louis.

O integrante da família real não parou por aí. Em 2006, tornou-se segundo tenente na Household Cavalry, na Royal Military Academy. Durante o período em que se dedicou à formação militar, no Exército e na Força Aérea Britânica, serviu como piloto de salvamento e recebeu formação na Marinha, etapa para se tornar rei e chefe das Forças Armadas.

Rainha Elizabeth 2ª

A coroa no caminho

Embora ele e a esposa tenham quebrado os protocolos reais por diversas vezes, o príncipe sabe da responsabilidade que o espera. Filho carinhoso, William teve uma relação de proximidade e muito amor com a mãe, mesmo após a separação de Lady Di e Charles, em 1992. Ela seguiu vivendo no Palácio de Kensington.

Entre os episódios de tristeza, o mais forte foi a perda da mãe, em 31 de agosto de 1997. Foi dela o legado de cuidar do outro. Assim como a princesa, ele tem uma ligação forte com os projetos sociais e integra diversos trabalhos voluntários.

Em entrevista ao The Sun, o biógrafo real, Penny Junior, pontuou que o jovem príncipe entende que a coroa está em seu destino e disse que a inspiração para o reinado é a avó, a monarca mais longeva da história do Reino Unido. "Acho que ele entendeu perfeitamente o que seu destino é e o está abraçando. Ele está se inspirando em sua avó."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Belize fica na América Central, e Charles tem dois filhos. O texto já foi corrigido.