Topo

Esse conteúdo é antigo

Nova Zelândia apura se barco que virou e causou 5 mortes colidiu com baleia

Operação de resgate retirou da água cinco corpos e encontrou seis sobreviventes - Reprodução/Redes Sociais
Operação de resgate retirou da água cinco corpos e encontrou seis sobreviventes Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

10/09/2022 19h10

Cinco pessoas morreram depois que um barco com um grupo de observadores de pássaros a bordo virou na baía de Goose, na cidade de Kaikoura, na Nova Zelândia. Testemunhas e o prefeito do município disseram que o acidente "sem precedentes" pode ter sido provocado porque o barco, um pesqueiro, teria colidido contra uma baleia jubarte ou cachalote, comuns na região nesta época do ano.

O barco, com 8,5 m de comprimento e 11 pessoas a bordo, virou por volta das 10 horas de hoje (10), no horário local. Uma operação de resgate na área foi realizada e cinco corpos foram retirados de dentro da embarcação.

Os seis sobreviventes foram levados ao Centro de Saúde Kaikoura para avaliação médica, e um deles teve que ser transferido para o Hospital de Christchurch, por precaução. O estado de saúde de todos eles é estável, segundo informou a polícia.

As autoridades estão trabalhando para identificar formalmente as vítimas e notificar os familiares mais próximos. "Nenhum nome será divulgado neste momento", disse a polícia ao site local de notícias RNZ.

A polícia disse que o barco virou após uma colisão, mas não pôde confirmar com o que ele colidiu. O prefeito da cidade, Craig Mackle, disse anteriormente que acreditava que o barco havia colidido com uma baleia.

"Temos um barco virado por uma baleia que, pelo que podemos entender, surgiu sob ele. Nós fechamos o porto para que as autoridades possam continuar trabalhando", afirmou em entrevista.

Mackle disse que era improvável que um tronco, como alguns chegaram a afirmar, fizesse com que a embarcação virasse, pois ele faria um buraco no casco em vez de virá-lo.

Baleias se aproximam do porto

A polícia disse que ainda está tentando determinar as causas do acidente e não quis comentar se uma baleia foi responsável. "As baleias residem aqui, e sim, elas se aproximam do porto'', disse Mackle.

Segundo o prefeito, o barco tinha um grupo de mulheres com mais de 50 anos a bordo e o mar estava calmo, sem ondas. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o barco virado de cabeça para baixo, com os passageiros sentados em cima.

A empresa de turismo Whale Watch, de Kaikoura, teve recentes encontros com baleias jubarte na área. Um post publicado nas redes sociais mostra duas baleias jubarte chegando perto de um de seus barcos na semana passada.

A empresa disse que normalmente as suas embarcações ficam a 50 metros de distância das baleias, mas dois dos animais se interessaram muito por um dos barcos e chegaram a poucos metros. O capitão desligou os motores, mas levou 40 minutos até que fosse seguro se afastar das baleias.