Vale da Morte: Terremoto a 2.400 km de distância causa 'tsunami no deserto'
Um terremoto de magnitude 7.6 que atingiu o México no início da semana provocou ondas de 1,2 metro dentro de uma caverna do Vale da Morte, conhecida como Devils Hole, nos Estados Unidos. O fenômeno criou o que os especialistas chamaram de "tsunami do deserto".
De acordo com o Serviço Nacional de Parques, responsável pela gestão do Vale, as ondas se formaram na caverna Olho do Diabo, 22 minutos depois que o terremoto foi sentido no México. O episódio foi registrado por câmeras do local.
O terremoto sacudiu os estados mexicanos de Colima e Michoacán na segunda-feira (19). Cinco minutos depois, a água começou a se espalhar, alcançando o Vale da Morte, a 2.400 quilômetros de distância.
O Vale da Morte é uma caverna de calcário, parcialmente cheia de água, localizada no Parque Nacional do Vale da Morte, no Estado de Nevada. A caverna tem centenas de metros de profundidade.
As ondas de segunda-feira agitaram o sedimento e as rochas na plataforma rasa, removendo também grande parte do crescimento de algas. A curto prazo, isso reduz a comida disponível para os filhotes de peixe que vivem no local
"Não encontramos nenhum peixe morto depois que as ondas pararam. A população de filhotes de Devils Hole está em alta ultimamente", disse Kevin Wilson, ecologista aquático do Serviço Nacional de Parques.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.