Topo

Esse conteúdo é antigo

Aviões se chocam, ficam presos e caem na Alemanha; pilotos morreram

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

26/09/2022 10h26

Um show de acrobacias com aviões terminou com a morte de dois pilotos, após as aeronaves se chocarem no ar, na cidade de Gera (Alemanha). De acordo com o jornal local Bild, Michael S. de 42 anos e Dieter G. de 72, morreram na hora.

Na colisão, os dois aviões ficaram presos um no outro e caíram em seguida. O impacto ocorreu durante um treinamento do chamado "voo espelho", que é quando uma aeronave está em voo invertido paralelo, realizando manobras semelhantes.

O jornal alemão informou que os pilotos voavam em formações conjuntas há 16 anos. Em 2019, conquistaram o título do campeonato mundial em acrobacias vintage.

Um vídeo mostra quando os aviões começam a cair lentamente. Ambos foram parar atrás de um conjunto de árvores, próximo a residências. Em seguida, a fumaça gerada pelas explosões começa a subir.

Dois destroços do avião que ainda estavam queimando em um campo perto de Thränitz foram removidos.

"Até agora não há evidências de um defeito técnico. Nós notamos traços de deformação nas asas que indicam uma colisão maciça.", disse o especialista em acidentes de aeronaves Norman Kretschmer, ao Bild.

As hélices aparentemente já estavam danificadas no ar pelo impacto. A avaliação dos escombros, depoimentos de testemunhas e gravações de vídeo provavelmente levará semanas, informou o especialista.

"Há 30 anos que ando pelo país com este esquadrão, conheço todos os pilotos. O vínculo tornou-se tão próximo que agora tenho a sensação de que alguém arrancou um pedaço da minha família de mim", lamentou um amigo dos pilotos, nas redes sociais.