Advogado contrário ao uso de capacete morre em acidente de moto sem usá-lo
Um advogado que passou a vida lutando contra as leis do uso obrigatório de capacete morreu em um acidente de moto depois de não usar um. O fato aconteceu em 20 de agosto, quando Ron Smith, 66, estava andando de moto pela em Pinellas County, na Flórida, e seu veículo colidiu com a roda de um trailer.
De acordo com o portal Mirror, o idoso começou a desacelerar para deixar o tráfego passar, mas perdeu o controle da moto e derrapou pela estrada. Ele foi declarado morto no local.
A namorada do advogado, Brenda Volpe, 62, também estava na motocicleta e foi rapidamente transferida para o hospital, mas morreu horas depois. Um relatório médico confirmou que os dois morreram de traumatismo craniano e revelou que nenhum deles estava usando capacete de segurança.
Eric Teoh, do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária, disse ao Tampa Bay Times que era "bem possível" que a dupla pudesse ter sobrevivido se estivesse usando um capacete, mas não podia dizer com certeza.
O porta-voz da Patrulha Rodoviária da Flórida, Steve Gaskins, confirmou que ninguém foi acusado no acidente. Smith era um crítico apaixonado e sincero das leis de capacete da Flórida e membro da A Brotherhood Against Totalitarian Enactments and American Bikers Aimed Toward Education.
O grupo lutou contra a lei do capacete por anos, representando dezenas de clientes que foram pegos desrespeitando a lei. Smith não gostava que lhe dissessem o que fazer, de acordo com seu amigo Dave Newman.
"Ele achava que todo mundo deveria ter sua própria escolha", disse Newman ao Tampa Bay Times. Smith foi creditado por alguns por ajudar a derrubar a lei de capacete da Flórida quando um de seus casos foi para o 2º Tribunal Distrital de Apelação.
O sonho do advogado acabou se tornando realidade quando, em 2000, a Flórida aprovou uma lei permitindo que motociclistas com mais de 21 anos andassem sem capacete. Isso se tivessem US$ 10.000 (R$ 53.852 convertido) em cobertura de seguro para lesões de moto.
Em contraponto, um estudo da National Highway Traffic Safety Administration concluiu que os capacetes ajudam a diminuir o risco de morte para os ciclistas em 37% e que, para cada 100 mortes, 41 poderiam ter sido evitadas se os capacetes fossem usados.
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