Antes dos dinos: cientistas apontam causa da 1ª extinção em massa na Terra
Um novo estudo joga luz sobre a causa da 1ª extinção em massa na Terra já documentada - muito antes do sumiço dos dinossauros. Segundo os pesquisadores, a diminuição dos níveis de oxigênio provocou a queda brutal na diversidade animal durante o Período Ediacarano, há 550 milhões de anos, quando 80% das espécies desapareceram.
Publicado em 7 de novembro pela Universidade de Virginia Tech, nos Estados Unidos, o estudo partiu da coleta de dados sobre os fósseis do Período Ediacarano, época de prosperidade para a vida nos oceanos do planeta. Como resultado deste evento, populações de animais como Petalonamae e Kimberella desaparecem sem deixar vestígios.
Segundo o líder da pesquisa, o geobiologista Scott Evans, os dados mostraram que a extinção atingiu de forma particularmente dura as espécies cujo organismo dependia de elevadas quantidades de oxigênio.
O cientista também aponta que as novas descobertas reforçam o fato de que os eventos de extinção em massa na Terra decorrem de grandes mudanças climáticas no planeta.
"Mudanças ambientais, como aquecimento global e eventos de desoxigenação, podem levar à extinção em massa de animais e à profunda perturbação e reorganização do ecossistema".
Contudo, o que levou à queda do oxigênio ainda é assunto para debate. "A resposta curta para como isso aconteceu é que realmente não sabemos. Pode ser qualquer número e combinação de erupções vulcânicas, movimento de placas tectônicas, impacto de um asteroide, etc., mas o que vemos é que os animais que se extinguem parecem estar respondendo à diminuição da disponibilidade global de oxigênio", explicou ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.