Ex-procurador de Haia é escolhido para investigar Trump; saiba quem é
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indicou, nesta sexta-feira (18), o nome de Jack Smith, ex-procurador-chefe do tribunal especial de crimes de guerra em Haia, na Holanda, para supervisionar duas investigações criminais envolvendo o ex-presidente americano Donald Trump.
"O procurador-geral [e também secretário de Justiça] Merrick B. Garland anunciou hoje a designação do ex-promotor de carreira do Departamento de Justiça e ex-procurador-chefe da corte especial em Haia, Jack Smith, [...] para supervisionar duas investigações criminais que estão em curso", informou o departamento em comunicado.
Donald Trump é investigado por seu papel no ataque ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021, por suas tentativas de anular as eleições de 2020 e pelo ocultamento de documentos classificados em sua residência em Mar-a-Lago.
O magnata anunciou nesta semana planos de concorrer mais uma vez à Presidência em 2024, mas, para isso, ele terá de passar pelas prévias republicanas.
Após o anúncio de seu nome, Smith prometeu conduzir as investigações contra Trump "de forma independente e nas melhores tradições do Departamento de Justiça".
"O ritmo das investigações não vai parar ou diminuir sob minha supervisão. Exercerei um julgamento independente e levarei as investigações adiante de forma rápida e completa para qualquer resultado que os fatos e a lei determinem", disse Smith.
Segundo a rede de TV americana CNN, Smith começou a sua carreira como promotor público assistente no Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Nova York, em 1994. Depois, ingressou em 1999 novamente no Condado de Nova York como promotor assistente, responsável por investigar supostas violações de direitos civis e policiais assassinados por gangues
Em 2008, trabalhou para o Tribunal Penal Internacional de Haia onde supervisionou as investigações de crimes de guerra. Dois anos depois, Smith se tornou o chefe da Seção de Integridade Pública do Departamento de Justiça.
Em 2017, Smith foi nomeado como procurador interino dos EUA e, no ano seguinte, tornou-se procurador-chefe do tribunal especial de Haia.
"Ao longo de sua carreira, Jack Smith construiu uma reputação de promotor imparcial e determinado, que lidera equipes com energia e foco para acompanhar os fatos aonde quer que eles levem. O senhor Smith é a escolha certa para concluir essas questões de maneira imparcial e urgente", declarou Garland.
*Com informações da agência de notícias AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.