Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem tenta bater recorde de mergulho sem cilindro, desmaia e é resgatado

Mergulhador perdeu consciência a 125 metros de profundidade, quando tentava bater recorde mundial - Miguel Lozano/Reprodução de Instagram
Mergulhador perdeu consciência a 125 metros de profundidade, quando tentava bater recorde mundial Imagem: Miguel Lozano/Reprodução de Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/12/2022 20h01Atualizada em 06/12/2022 20h01

O mergulhador espanhol Miguel Lozano, vice-campeão mundial em mergulho de apneia (realizado sem cilindro de oxigênio), usou as redes sociais para compartilhar o resgate angustiante que viveu após desmaiar tentando bater o recorde da categoria.

Ele perdeu a consciência quando chegou a profundidade de 125 metros, precisando de auxílio para sair da água no mar de Honduras.

Em cerca de 30 segundos, ele foi retirado da água e recebeu os primeiros socorros.

O mergulhador "legendou" a publicação mostrando alguns dos protocolos usados pela equipe de resgate para retirá-lo da água em segurança.

Na imagem, é possível ver que um dos colegas tampa a boca de Lozano para evitar que o homem engula água. Outro desamarra o mergulhador da corda que o prende ao barco. Logo depois, cinco mergulhadores juntos o empurram para cima.

Na superfície, uma equipe está pronta para recebê-lo.

Na publicação, Lozano explicou que acidentes do tipo são raros, mas podem acontecer. "Como vocês podem ver, não sofri qualquer consequência", afirmou.

O recorde de maior profundidade mergulhada em apneia é mantido pelo russo Alexey Molchanov desde 2013. Em julho de 2021, ele atingiu a profundidade de 131 metros em uma competição nas Bahamas.