Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula conversa com premiê do Reino Unido sobre democracia e meio ambiente

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na época de campanha, em São Paulo - Ricardo Stuckert
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na época de campanha, em São Paulo Imagem: Ricardo Stuckert

Do UOL, em São Paulo

09/12/2022 15h38Atualizada em 09/12/2022 20h25

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou hoje por telefone com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Sunak "reiterou seus parabéns" a Lula pela vitória nas eleições brasileiras e ambos "concordaram com a importância de promover valores democráticos", disse, em nota, o governo britânico. Na ligação, eles trataram de temas como democracia e preservação ambiental.

O presidente eleito contou ao britânico sobre planos para preservar a biodiversidade no Brasil "e fazer a transição para uma economia mais verde".

Nas redes sociais, Sunak disse que teve uma "boa ligação" com Lula e que discutiram sobre meio ambiente e valores democráticos. O primeiro-ministro britânico disse ainda que duas "nações têm muito em comum" e desejou condolências após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo do Qatar 2022.

."As nossas nações têm muito em comum, incluindo o nosso amor pelo futebol, por isso enviamos as nossas condolências pelo resultado desta noite", escreveu.

Além da Europa, Lula trabalha para aprimorar as relações do Brasil com a América Latina e os Estados Unidos. O petista foi convidado para se encontrar com Joe Biden, presidente norte-americano, e fontes da Agência Reuters indicaram que o plano é levá-lo para os Estados Unidos em janeiro.

Segundo as fontes ouvidas, havia a possibilidade da viagem ocorrer em dezembro, mas a agenda cheia de Lula antes da posse impossibilita o encontro ainda este mês.

Uma data certa em janeiro, com o presidente já empossado, não foi fixada até agora e, segundo a Reuters, depende de mais conversas para alinhar uma vaga dentro dos compromissos dos dois líderes mundiais.