Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não leve para casa': frio congela e derruba iguanas de árvores na Flórida

Do UOL, em São Paulo

27/12/2022 09h40Atualizada em 27/12/2022 19h27

Uma nova onda de frio colocou em alerta os moradores da Flórida, nos Estados Unidos. O ar gelado imobiliza iguanas verdes, que dormem nas árvores e podem cair, atingindo pessoas e carros.

O fenômeno, que ficou conhecido como "chuva de iguanas", é comum no inverno porque os animais não são nativos da Flórida e não aguentam as baixas temperaturas. Na prática, elas podem perder temporariamente o controle muscular.

Isso acontece porque o corpo das iguanas desliga certas funções do sistema nervoso para preservar o calor dos órgãos vitais. Imobilizadas no chão, elas aparentem estar mortas.

Autoridades, no entanto, alertam que as iguanas se recuperam rapidamente quando as temperaturas sobem.

As iguanas verdes são listadas como uma "espécie invasora" e podem ser mortas por qualquer pessoa, sendo protegidas apenas pela lei contra crueldade.

Não leve iguanas verdes selvagens para sua casa ou carro para se aquecer! Eles podem se recuperar mais rapidamente do que você pensa e ficar na defensiva, usando suas longas caudas e dentes e garras afiadas.
Agência governamental Florida Fish and Wildlife Conservation Commission

Iguanas verdes adultas podem atingir 1,5 metro e pesar até 17 kg, no caso dos machos. Por isso, a queda de iguanas pode causar estragos.

Em janeiro deste ano, a "chuva de iguanas" levou a uma enxurrada de relatos nas redes sociais. Nesta nova temporada de frio, moradores começam a compartilhar vídeos e fotos das iguanas: