Da rainha Elizabeth a Mandela, chefes de Estado reverenciaram Pelé como rei
A majestade de Pelé foi reconhecida muito além dos gramados. Uma das figuras mais conhecidas do século 20, o brasileiro foi tratado como um verdadeiro rei por chefes de Estado e governo de diversos países ao longo dos seus 82 anos.
O seu status pode ser visto pelos números: Pelé se encontrou com seis presidentes dos Estados Unidos —tendo feito duas visitas oficiais à Casa Branca—, três papas, um secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), monarcas como a rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido; Nelson Mandela, então presidente da África do Sul; e Vladimir Putin, presidente da Rússia, entre outros.
Veja os encontros de Pelé com líderes mundiais
Embaixadinha com Clinton
- Ministro dos Esportes de Fernando Henrique Cardoso, Pelé recebeu o então presidente norte-americano Bill Clinton na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio, em 1994. Juntos, fizeram embaixadinhas
Visita à Casa Branca
- Gerald Ford, outro presidente norte-americano, admirou as habilidades de Pelé com a bola no gramado da Casa Branca, em 1975.
Troféu da rainha
- Em 1968, a Rainha Elizabeth e o príncipe Philip assistiram Pelé jogar no Maracanã em um amistoso entre as seleções carioca e paulista. O time de Pelé venceu e ele recebeu o troféu da rainha
Condecoração real
- Passados 29 anos, Pelé teve um novo encontro com a família real britânica para ser condecorado como caveleiro da Coroa Britânica
Admiração por Mandela
- Pelé e o líder sul-africano Nelson Mandela tiveram diversos encontros. O político africano morreu durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e Pelé destacou a importância de Mandela em sua vida.
Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida. Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo."
Pelé
Benção do papa
- Em 1978, já aposentado, Pelé foi ao Vaticano e recebeu bençãos do papa João Paulo II
Tietado por Putin
- Durante um evento de divulgação da Copa do Mundo da Rússia, Pelé foi tietado pelo presidente do país, Vladimir Putin. Eles tiraram uma foto acompanhados por Diego Maradona
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.