Peixe ou jacaré? Pai e filho fisgam bicho da época dos dinossauros nos EUA
Pai e filho foram pegos de surpresa em uma pescaria de Ação de Graças quando capturaram um peixe-jacaré gigante, de origem pré-histórica. O episódio aconteceu nos arredores de Delta, no Alabama (EUA), em novembro, e ganhou repercussão agora na imprensa norte-americana, devido à aparência do peixe, que tem características que lembram o réptil.
Keith Dees e seu filho Huntley curtiam uma viagem de pesca e capturaram cantarilhos e robalos, antes de o homem pegar algo realmente grande. Os dois ficaram orgulhosos com a descoberta, mas perceberam que o peixe era de uma espécie rara e compartilharam imagens nas redes sociais.
"Por volta das 11h30 resolvemos pescar em mais um local. Lancei a vara e, na metade do caminho de volta para o barco, a isca se soltou", contou Keith Dees, no Facebook. "Quando corri para pegar, pude ver um peixe grande nadando perto do meu motor. Eu não tinha ideia do que era até que aquilo veio à tona, após 30 minutos".
Segundo o Outdoor Alabama, departamento de preservação da vida selvagem, o animal é o peixe-jacaré (Atractosteus spatula), uma espécie extremamente rara.
O animal possui uma aparência ameaçadora semelhante à do crocodilo, pois apresenta uma dupla fileira de dentes na mandíbula superior para se alimentar de peixes, crustáceos, tartarugas, e pequenos mamíferos aquáticos.
Os biólogos ligados ao Outdoor Alabama apontam que a espécie conviveu com os dinossauros, e fósseis dele datam de 100 milhões de anos, mostrando características em comum com seus ancestrais pré-históricos.
Embora sejam raros, esses peixes surgem de vez em quando em rios de água-doce dos Estados Unidos.
Dees levou mais de duas horas para capturar o peixe e levá-lo para o barco. Para evitar que a vara quebrasse pelo esforço, seu filho o ajudou, conseguindo prender a cabeça do animal com uma corda e colocá-lo a bordo. "Quando o pegamos, sorrimos como duas crianças, como se ninguém acreditasse que isso aconteceu".
O peixe-jacaré foi pesado na Marina de Orange Beach e foi constatado que ele tem 2,1m e 73 kg, superior à média da espécie - de 45 kg.
"Quando surgiu, sabia que era grande, mas nem remotamente sabia que era um recorde estadual. Isso nunca passou pela minha cabeça", disse Keith Dees.
Por fim, pai e filho conseguiram permissão especial do departamento, que deixou Keith levar o peixe para casa, onde ele virou uma refeição para a família.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.