Topo

Esse conteúdo é antigo

Síria: Criança de um ano sobrevive a terremoto, mas perde mãe e irmãos

Do UOL, em São Paulo

06/02/2023 15h30Atualizada em 06/02/2023 18h12

Uma menina de apenas 18 meses foi resgatada sem ferimentos após sua casa ser destruída pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Síria na madrugada de hoje. Apesar de ter escapado ilesa do tremor, que teve seu epicentro na Turquia, Raghad Ismail perdeu a mãe e os dois irmãos após o colapso, na cidade de Azaz.

Após ser retirada dos escombros por uma equipe de socorristas, já ao amanhecer, a criança foi levada a um abrigo e está sob os cuidados de um tio, que confirmou a morte dos outros sobrinhos — uma menina de cinco anos e um menino de quatro — e da mãe dos três, que estava grávida mais uma vez. Já o pai de Raghad também foi resgatado com vida, mas está internado com suspeita de fraturas na coluna.

Em entrevista à Reuters, Abu Hassam contou que seus parentes dividiam o prédio com outra família, formada por uma mãe e seus três filhos, todos resgatados com vida.

As vítimas se mudaram de Morek, a 150 km da cidade destruída pelo terremoto, por causa da guerra na Síria. Azaz, cidade vizinha à fronteira com a Turquia, é controlada pela oposição ao presidente Bashar al-Assad. Já são centenas de mortes confirmadas após o terremoto, tanto em áreas rebeldes quanto em regiões controladas pelo governo.

Raghad Ismail, de 18 meses, com um tio; ela foi resgatada na manhã de hoje após a casa de sua família colapsar - REUTERS/Mahmoud Hassano - REUTERS/Mahmoud Hassano
Imagem: REUTERS/Mahmoud Hassano