Topo

Esse conteúdo é antigo

Pescador fisga peixe 'congelado' e descobre que ele tem condição rara

Departamento de Peixes e Vida Selvagem de Vermont afirmou, após análise de biólogos, se tratar de um lúcio-americano com leucismo - Reprodução/Facebook
Departamento de Peixes e Vida Selvagem de Vermont afirmou, após análise de biólogos, se tratar de um lúcio-americano com leucismo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/02/2023 04h00

Um pescador pensou ter fisgado um peixe congelado em Vermont, nos EUA, mas descobriu que o animal tem uma condição rara, que deixa a pele parcialmente branca.

Em uma publicação no Facebook, a página Fish Vermont relatou que Caden Hurley capturou um peixe conhecido como "lúcio-americano", que "parecia estar em contato com o gelo por algumas horas", devido à sua cor e textura.

Para sua surpresa, o animal estava vivo e retornou para a água pelo buraco que Caden havia feito na superfície do lago congelado.

A página mencionou ainda que o animado parecia diferente, como "um albino parcial, um peixe malhado [padrão de manchas não pigmentadas em uma escama pigmentada]".

Em resposta à publicação, o departamento de Peixes e Vida Selvagem de Vermont confirmou as suspeitas após uma análise de seus biólogos, que disseram se tratar de um lúcio-americano com leucismo.

O leucismo é uma condição de pigmentação que afeta algumas das células de um animal, resultando em uma cor pálida que pode ser irregular ou quase completa em todo o corpo
Departamento Peixes e Vida Selvagem de Vermont

Ainda segundo o órgão governamental, não se travava de um "albinismo verdadeiro".

"O albinismo afeta as células dos olhos, causando aquela clássica cor rosa, enquanto o leucismo não. Este lúcio-americano tem olhos de cores normais para a espécie. Isso não acontece com frequência em peixes, então esta é uma captura muito especial", concluiu o departamento.