R$ 9 milhões por ano: pra onde vão as moedas jogadas na Fontana di Trevi?
A Fontana di Trevi é visitada todos os anos por milhares de turistas, que jogam moedas no local — segundo a tradição, jogar moedas dá sorte para voltar à cidade italiana.
O que acontece lá?
Anualmente, são depositadas moedas que totalizam 1,5 milhão de euros na fonte. Mas você sabe o que é feito com esse dinheiro, equivalente a R$ 9 milhões?
Durante muitos anos, toda a quantia arrecadada no local era doada a uma organização social, chamada Caritas, que faz o repasse a iniciativas beneficentes.
Esse acordo entre a prefeitura de Roma e a Igreja Católica Romana quase teve seus dias contados. Durante seu mandato, entre 2016 e 2021, a ex-prefeita de Roma Virginia Raggi preferiu investir o dinheiro recolhido em obras de revitalização e modernização da própria cidade, segundo uma reportagem da BBC News de 2019.
A decisão foi aprovada por vereadores locais, mas não foi bem vista pelos cidadãos romanos, que pediram em redes sociais para que ela fosse reconsiderada.
Raggi voltou atrás no mesmo ano e manteve a proposta de doar o valor recolhido à Caritas.
Destino das moedas
Geralmente, o dinheiro é recolhido por uma empresa responsável pela manutenção da fonte, e entregue aos funcionários da Caritas, na presença da polícia de Roma.
Nos últimos anos, o dinheiro representava 15% do orçamento da entidade e era usado para fornecer refeições em cantinas sociais, acolher pessoas em situação de rua, comprar alimentos e pagar contas de famílias pobres.
*Com matéria de fevereiro de 2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.