Topo

Brasileiro preso em Portugal diz que carne humana era prova de crime

Do UOL, em São Paulo

02/03/2023 14h57Atualizada em 03/03/2023 06h41

O brasileiro preso no aeroporto de Lisboa com carne humana disse que levava o material na bagagem como prova da participação de outra pessoa em um ritual de canibalismo.

O que aconteceu

  • Begoleã Mendes Fernandes, 25, foi detido na capital portuguesa. Às autoridades locais, ele confessou ter matado a facadas o também brasileiro Alan Lopes no último domingo (26) na Holanda.
  • Fernandes alegou legítima defesa. Ele disse que Lopes tentou matá-lo após oferecer carne humana para consumo e mostrar vídeos de canibalismo.
  • "Carne era prova". O brasileiro preso disse que recolheu o material em uma embalagem de plástico para apresentá-lo como evidência contra Lopes.
  • O relato foi dado a um inspetor que fazia o controle de passageiros no aeroporto após ele tentar embarcar de Lisboa para Belo Horizonte com documentos falsos.

A carne humana achada com o suspeito não pertence a Lopes. A informação foi confirmada pela polícia holandesa, de acordo com jornais locais.

À imprensa portuguesa, Carla Pimentel, mãe do brasileiro preso, repetiu a versão apresentada pelo filho. Ela disse ter aconselhado Fernandes a fugir para o Brasil.

A reportagem ligou para a advogada portuguesa Mariana Monteiro Magalhães, que representa o suspeito. Mas o celular, que consta no processo do caso obtido pelo UOL, estava desligado.

Como foi a prisão

  • Fernandes foi preso na última segunda-feira (27), dia seguinte ao crime.
  • Inicialmente, ele foi preso por apresentar um passaporte italiano falso ao tentar embarcar.
  • Horas depois, as autoridades holandesas enviaram a Portugal um mandado de captura e extradição por suspeita de homicídio.
Polícia holandesa no local onde o brasileiro Alan Lopes foi morto a facadas no domingo (26) - Reprodução - Reprodução
Polícia holandesa no local onde o brasileiro Alan Lopes foi morto a facadas no domingo (26)
Imagem: Reprodução

O que a polícia encontrou

  • Vestígios de sangue. Peritos recolheram DNA nas roupas com sangue e no corpo do brasileiro. O resultado do exame da polícia científica deve sair nos próximos dias.
  • Corte na mão direita. No momento da prisão, Fernandes estava com "um corte profundo na mão direita", segundo consta nos documentos do caso obtido pelo jornal português Expresso.
  • As autoridades portuguesas também apreenderam o celular dele.

Quem é o brasileiro suspeito de homicídio

Fernandes é descrito pelas autoridades holandesas como "perigoso, psicótico e com treino de artes marciais". A avaliação consta em documento encaminhado para a Justiça de Portugal.

Após ser preso, ele disse que trabalhava clandestinamente há três anos como motoboy na Bélgica e não tinha residência fixa.

Nas redes sociais, Fernandes se define como "2% gênio e 98% louco" e diz que gosta de MMA e História e toca guitarra.