Papa canta 'Cachaça não é água' ao falar do Brasil e critica desmatamento
O papa Francisco cantarolou a marchinha de Carnaval "Cachaça não é água" em entrevista publicada ontem pelo site argentino "Perfil". Ele também criticou o desmatamento e disse que o presidente Lula (PT) é um homem "muito religioso"
O que aconteceu?
- O papa deu a entrevista às vésperas de completar dez anos como chefe da Igreja Católica. Ele abordou temas relativos ao Brasil, como o desmatamento, e sua viagem ao país em 2013 após assumir o pontificado.
- Francisco disse ainda que o mundo vive "uma terceira guerra mundial aos poucos". Ele citou como exemplos os conflitos na Síria, no Iêmen e no continente africano como exemplos.
Ao ser questionado por que sempre sorria ao falar sobre o Brasil, o papa usou a marchinha para se justificar, mas confundiu a letra:
O Brasil começa o carnaval desde o início do ano até a Sexta-feira Santa. O brasileiro sempre vem pra mim com aquela música 'dizem que cachaça é água, eu acho que não', é isso que o brasileiro tem de riqueza Papa Francisco
O pontífice disse que Brasil é "uma explosão de riqueza" ao ser questionado sobre o que o país significava para ele, mas criticou o desmatamento, que classificou como "impressionante" e "escandaloso".
Eles estão tirando sua riqueza, até mesmo dos pulmões da humanidade. A Amazônia e o Congo são os dois pulmões da humanidade. E se eles tiram isso, tiramos nosso oxigênio, tiramos riqueza.
Francisco lembrou que conversou duas vezes com Lula. Perguntado sobre como definiria a religiosidade do presidente, o pontífice respondeu que o petista "é um homem religioso, nascido daquela religiosidade que cresceu na família. Eu diria que é uma religiosidade popular elementar".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.