Topo

Esse conteúdo é antigo

Russo posa seminu em monte sagrado e revolta indonésios: 'Vamos deportar'

Yuri se desculpou e participou de ritual de limpeza no local - Reprodução/Instagram
Yuri se desculpou e participou de ritual de limpeza no local Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, de São Paulo

24/03/2023 13h38

Um turista russo causou polêmica após publicar uma foto com as calças e a cueca abaixadas até o joelho no Monte Agung, um estratovulcão na ilha de Bali, na Indonésia. A montanha é um lugar sagrado no país.

O que aconteceu?

  • O homem, cujo primeiro nome é Yuri e se identifica no Instagram como @chila_brazila, provocou revolta nas autoridades e comunidades locais, que viram a cena como um ato de desrespeito e mau comportamento.
  • O fato ocorreu no dia 19 de março, quando o turista caminhava pela trilha do Templo de Besakih acompanhado de outros seis estrangeiros. A escalada acontecia sem autorização.
  • O coordenador de escalada do Monte Agung, Wayan Widi Yasa, relatou no perfil de notícias indonésio @faktanyagoogle que o grupo não se registrou no posto de guarda a fim de burlar os pagamentos administrativos cobrados no começo da visita.
  • Ainda segundo Widi, a regra da associação é a de que apenas cidadãos locais podem oferecer o serviço de guia na montanha, que fica a 3.142 metros acima do nível do mar.
  • O caso enfureceu autoridades da Indonésia, que prometeram medidas contra o turista.

Não vamos ficar calados. Assim que soubermos o nome dele, se ele entrar (na Indonésia) novamente, vamos rejeitá-lo ou deportá-lo definitivamente. Anggiat Napitupulu, chefe do escritório local do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, ao jornal indonésio Detik.

Turista pede desculpas após repercussão

Nesta semana, o turista fez dois posts se desculpando pelo ocorrido. No primeiro deles, ele aparece ao lado de Mbok Niluh, voz do povo local Karangasem. O russo participou de uma cerimônia de limpeza chamada de "Mecaru" e pediu perdão pelo ocorrido, além de assumir a responsabilidade: "Yuri também está pronto para ser deportado por violações com base nas regras de imigração".

Depois da cerimônia, Yuri se comprometeu com Mbok Niluh a transmitir uma mensagem a todos os estrangeiros sobre o que pode ou não ser feito na Indonésia, tanto de acordo com as normas orientais, costumes, cultura, quanto em relação à obrigação de legalidade oficial. Os comunicados serão compartilhados em russo, inglês e indonésio.

Em um segundo post, o turista publicou um vídeo esclarecendo o episódio:

"Olá! Acho que você viu a postagem em que estou no vulcão Agung. Quero me desculpar por minhas ações que profanaram o vulcão sagrado para a população local. Não há desculpa para minhas ações. A única coisa que levou ao que aconteceu foi minha ignorância pessoal. Ignorância das peculiaridades da religião local. Para os balineses, o Monte Agung é um símbolo de Shiva, o princípio masculino. Depois de estudar a cultura e a religião de Bali, percebi meu erro.