Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovens criam imagens de mulher com IA e lucram R$ 500 com fotos sensuais

Imagem de Claudia foi gerada a partir de descrição simples em ferramenta de IA - Reprodução/DailyMail
Imagem de Claudia foi gerada a partir de descrição simples em ferramenta de IA Imagem: Reprodução/DailyMail

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

13/04/2023 13h43

Uma dupla de estudantes enganou uma série de homens ao publicar fotos sensuais de uma mulher criada por eles com uma ferramenta de Inteligência Artificial.

O que aconteceu?

  • Segundo relatos publicados no Reddit, uma mulher que se apresenta como Claudia compartilha fotos de seu corpo na plataforma e oferece registros mais picantes a aqueles que estiverem dispostos a pagar o preço.
  • No entanto, de acordo com o Daily Mail, Claudia foi um experimento criado por dois estudantes com auxílio da ferramenta de Inteligência Artificial Stable Diffusion, capaz de elaborar figuras realistas com base em comandos simples.
  • Os criadores da modelo contaram à Rolling Stone que pediram que o sistema gerasse uma selfie de uma mulher sem maquiagem, com cabelo preto na altura do ombro e franja. A imagem chamou a atenção de usuários do Reddit e recebeu mais de 200 comentários exaltando a beleza da "mulher".
  • Em seguida, a dupla passou a recriar Claudia em posições sensuais e a descrever supostas experiências sexuais da modelo, incluindo a sua primeira vez fazendo sexo anal.
  • A farsa foi descoberta após o usuário MeysterA comentar: "'Para quem não sabe, vou matar a sua fantasia. 'Esta é literalmente uma criação de IA; se você trabalhou com modelos de imagem de IA e criou o seu próprio por tempo suficiente, pode dizer 10.000%. Desculpe estragar a surpresa, eu acho."
  • No entanto, os estudantes conseguiram arrecadar mais de R$ 500 com a venda de fotos sensuais de Claudia a usuários do Reddit antes de serem descobertos.
  • Um dos homens iludidos pelos estudantes lamentou a situação: "Eu fui enganado. Eu me apaixonei por uma garota online, mas era tinha sido criada por inteligência artificial".
  • A empresa Stability AI, responsável pelo Stable Diffusion, se manifestou sobre o caso, afirmando que que proíbe o uso da ferramenta para a criação de imagens "obscenas, lascivas, ofensivas [e] pornográficas" com sua tecnologia.