Topo

Ex-embaixador: Lula dá tiro no pé ao criticar Ucrânia e se indispor com EUA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2023 19h08Atualizada em 17/04/2023 19h48

O presidente Lula cria desconfiança de outro países com as declarações que tem feito sobre a guerra da Rússia na Ucrânia, avalia o ex-embaixador do Brasil Roberto Abdenur.

Infelizmente, o presidente está dando tiro no pé porque está esvaziando, delimitando, a nobre causa brasileira de busca por um assento permanente no Conselho de Segurança [da ONU]. O que ele faz cria desconfiança, incerteza, incredulidade dos outros países e isso prejudica nosso pleito por um assento permanente."
Roberto Abdenur

Ao UOL News, Abdenur ainda afirmou que o Brasil não deve pensar que irá refazer a ordem mundial somente com a China e, eventualmente, com a Rússia por trás dela.

A ordem internacional tem que ser feita com base num diálogo global que inclua países africanos, latino-americanos e também Estados Unidos e Europa do lado ocidental."
Roberto Abdenur

Moro passa ar de intocável em fala sobre Gilmar e usa desculpa típica de políticos, diz Chico Alves

O pedido de prisão conta o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi comentada pelo colunista do UOL Chico Alves.

Alves lembrou que Moro precisou do auxílio de bolsonaristas, com quem teve um atrito em 2020, para se eleger. O colunista ainda afirmou que as declarações do agora senador passam um ar de que ele é intocável.

Moro se elegeu senador, mas continua aos trancos e barrancos na politica e com uma certa empáfia de quem é intocável. Faz comentários, brincadeiras completamente descabidas e essa é uma delas."
Chico Alves

Para Alves, A explicação de Sergio Moro sobre as declarações sobre Gilmar Mendes são as mesmas de todos os "personagens políticos que são flagrados em um áudio ou vídeo com alguma prova de que falaram alguma coisa inadequada: foi fora de contexto".

Qual contexto justificaria essa fala de Sergio Moro de que esta ali para comprar um habenas corpus do Ministro Gilmar Mendes? Acho que nenhum."
Chico Alves

'Moralismo' de golpistas do 8/1 permite até suborno, diz Chico Alves

O colunista também comentou a respeito de um idoso que participou dos atos golpistas de 8 de janeiro e tentou subornar um policial para ser liberado no dia das manifestações. O idoso pagou a fiança sobre essa acusação.

Esse é o cidadão de bem, de família, patriota, que vai para Brasília ajudar a quebrar a sede dos poderes da República, vandalizar os prédios públicos e, quando é preso, a conduta desse cidadão de bem é essa aí, tentar subornar um policial para que ele não levasse o celular dele."
Chico Alves

Chico Alves ainda rebateu algumas acusações de deputados bolsonaristas ou apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro de que o vandalismo foi feito por infiltrados ao movimento.

Foram seguidores de Bolsonaro sim, estavam à frente de quartéis, não tem nenhum mistério quanto a isso. Eram esses cidadãos que diziam falar de pátria, família, que praticaram esse vandalismo e com outros delitos associados, como esse que tentou subornar um policial."
Chico Alves

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h.

O programa é sempre ao vivo. Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: