Tales: Lula tropeça, mas tem razão em pressionar EUA e Europa pela paz
O colunista do UOL Tales Faria comentou no UOL News que a posição do presidente Lula (PT) sobre o conflito envolvendo Rússia e Ucrânia é correta, apesar do "tropeço" em falar que os Estados Unidos devem parar de fornecer armas à Ucrânia.
A guerra só vai parar se Estados Unidos e Europa começarem a falar em paz, nisso o Lula tem razão. O Lula tropeça um pouco quando fica dizendo que os Estados Unidos têm que parar de fornecer armas, se eles pararem de fornecer armas, a Rússia toma conta da situação. Estados Unidos e Europa têm que falar em paz, e não é isso que estão fazendo. Nesse sentido, eles estão incentivando a guerra e Lula tem razão".
O que aconteceu?
Lula tem defendido que um grupo de países que não estão envolvidos no conflito com a Ucrânia, incluindo Brasil e China, medeiem as negociações para o fim do conflito. Ele também defendeu recentemente que os EUA parem de "incentivar a guerra".
O brasileiro disse esperar "boa vontade" dos presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, para manter a paz no mundo.
Ontem, Lula voltou a responsabilizar também a Ucrânia pelo conflito com a Rússia: "O presidente Putin não toma a iniciativa de parar. Zelensky não toma a iniciativa de parar. A Europa e os Estados Unidos continuam contribuindo para a continuação [continuidade] desta guerra. Temos que sentar à mesa e dizer para eles: 'basta'", disse.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.