Topo

Esse conteúdo é antigo

PGR pede ao STF que Moro seja condenado à prisão

Do UOL, em São Paulo.

17/04/2023 17h00Atualizada em 17/04/2023 19h12

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) seja condenado à prisão por suposta prática de calúnia contra o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

O que aconteceu:

Na última sexta-feira (14), circulou um vídeo nas redes sociais em que o senador e ex-juiz da Lava-Jato aparece rindo e fala em "comprar um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes".

Em um trecho do vídeo, o ex-ministro da Justiça diz: "Isso é fiança do instituto, para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes."

Lindôra Maria Araújo, vice-procuradora-geral da República, diz na denúncia que o senador cometeu crime de calúnia contra o ministro do STF, ao sugerir que o magistrado pratica corrupção passiva.

O denunciado SERGIO FERNANDO MORO emitiu a declaração em público, na presença de várias pessoas, com o conhecimento de que estava sendo gravado por terceiro, o que facilitou a divulgação da afirmação caluniosa, que tomou-se pública em 14 de abril de 2023, ganhando ampla repercussão na imprensa nacional e nas redes sociais da rede mundial de computadores."

Por isso, o órgão pede que Moro seja condenado e perca o mandato, caso a pena aplicada seja superior a quatro anos de prisão.

A ministra Cármen Lúcia será a relatora do caso no STF.

A assessoria de Moro afirmou que a fala "foi retirada de contexto, tanto que foi divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém".