Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin convida Lula para ir à Rússia; chanceler critica fala da Casa Branca

Do UOL*, em São Paulo

17/04/2023 20h30Atualizada em 17/04/2023 20h59

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou hoje que o presidente russo Vladimir Putin fez um convite de visita à Rússia a Lula e disse discordar das críticas feitas pela Casa Branca às falas do petista.

O que aconteceu:

Vieira disse que o chanceler russo, Sergei Lavrov, trouxe um convite de Putin para que o presidente brasileiro participar de um fórum econômico em São Petersburgo.

O chanceler brasileiro ainda afirmou não concordar com as alegações de que o Brasil está "papagueando propaganda russa e chinesa".

O ministro deu as declarações ao sair de uma reunião que participou com Lavrov, e Lula. Mauro Vieira disse não ter acompanhado a fala do representante dos EUA nesta tarde.

De forma alguma concordo [com as críticas]. Não sei como nem por que ele chegou a essa conclusão, mas não concordo de forma alguma. Desconheço as razões pelas quais ele disse isso."
Mauro Vieira

Fala de Lula recebe críticas

Ontem, Lula disse que tanto o governo ucraniano quanto o russo são responsáveis pela guerra.

Como resposta, John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, acusou o Brasil de não "observar os fatos em absoluto". Já a União Europeia rebateu as acusações ao dizer que "a Ucrânia é uma vítima da agressão ilegal em violação da carta da ONU".

(Com Reuters)