Idosa russa é condenada a pagar indenização por elogiar beleza de Zelensky
Um tribunal de Moscou condenou Olga Slegina, de 70 anos, a pagar 40 mil rublos (cerca de R$ 2.475) por chamar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de "jovem bonito". A sentença foi proferida no último dia 18 de abril.
O que aconteceu:
Olga foi condenada com base nas leis russas de "censura de guerra" em uma audiência que durou apenas cinco minutos. As informações são do Daily Mail.
As leis em questão, implantadas em março de 2022, após a Rússia invadir a Ucrânia, preveem multas administrativas aos cidadãos russos que "desacreditarem" as Forças Armadas do país.
Segundo o Centro Memorial de Direitos Humanos da Rússia, a idosa conversava com uma mulher de Odessa, cidade da Ucrânia, sobre a pronúncia de uma palavra no idioma ucraniano em dezembro do ano passado, quando defendeu a aparência de Zelensky após outra mulher chamá-lo de "feio" e "aberração".
A idosa teria dito que Zelensky é "um jovem bonito", além de destacar que as pessoas costumavam "rir de suas piadas" na época em que ele era comediante. Três supostas testemunhas teriam denunciado a idosa.
Olga foi levada a uma delegacia e assinou um documento, o qual ela alega não ter conseguido ler direito por problemas de visão. A defesa justificou que o documento assinado "alterou" a fala da idosa e ressaltou que ela só assinou porque queria que "tudo acabasse rápido".
No dia do julgamento, ela não compareceu ao tribunal por problemas de saúde. Entretanto, o juiz manteve a sessão e a idosa foi condenada. Ela ainda pode recorrer da decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.