Ataque destrói represa ucraniana que fornece água para usina nuclear
Um ataque destruiu a represa de Nova Kakhovka, na região de Kherson, no sul da Ucrânia. Não está claro de onde partiu o ataque.
O que aconteceu:
O risco de inundação obrigou a retirada de moradores de locais próximos a Nova Kakhovka nesta terça-feira (6). O reservatório atende a usina nuclear de Zaporizhzhia e envia água para o canal da Crimeia do Norte, ambos controlados pela Rússia.
Autoridades russas em Nova Kakhovka dizem que a cidade já foi inundada. O Kremlin fala em um ato de "sabotagem deliberado" para privar a Crimeia de água.
O governador da região de Kherson, onde está a barragem de Nova Kakhovka, diz que Kiev tenta desviar a atenção de sua "fracassada" contraofensiva. Outras autoridades russas afirmaram que a barragem estourou sozinha devido a danos anteriores.
A Ucrânia diz que a destruição da barragem aumento o risco de uma "catástrofe nuclear" na central de Zaporizhzhia, que usa água da represa atingida para sua refrigeração. A Rússia e a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) descartam um perigo imediato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.