Topo

Esse conteúdo é antigo

Diretor de Titanic cita falha em buscas por submersível e critica demora

Do UOL, em São Paulo

24/06/2023 11h20

A operação de busca por um submersível turístico nas águas profundas onde o Titanic afundou não passou de uma "farsa prolongada" já que "nunca houve buscas", segundo James Cameron, diretor do filme "Titanic", em entrevista à emissora britânica BBC.

O que Cameron disse?

Cameron, que fez mais de 30 mergulhos para avistar os destroços do Titanic, disse que "não teve dúvidas" sobre a morte dos passageiros assim que soube do acidente. "Eu sabia a verdade na manhã de segunda-feira", disse na sexta-feira (23).

"Para mim, não havia dúvida. Eu sabia que o submersível estava exatamente abaixo de sua última posição conhecida, e foi exatamente onde eles o encontraram", afirmou.

Não houve buscas. Quando eles finalmente conseguiram um ROV [sigla inglesa para "veículo subaquático operado remotamente"] lá embaixo que poderia atingir a profundidade, eles o encontraram em poucas horas. Provavelmente dentro de minutos.
James Cameron, diretor de filme

submarino titan implodiu - Divulgação/OceanGate - Divulgação/OceanGate
Submersivo Titan implodiu
Imagem: Divulgação/OceanGate

"A parte eletrônica do submersível falhar, o sistema de comunicação falhar e o transponder de rastreamento falhar simultaneamente é porque o submersível se foi", disse ele.

Para o diretor, a cobertura insistente da mídia alertando para as 96 horas de suprimento de oxigênio apenas criaram uma "farsa prolongada", um "pesadelo".

A viagem

O submersível Titan desceu ao fundo do mar às 8h de domingo (18) no horário local. Mas foi apenas na quinta-feira (22) que a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou ter encontrado seus detritos no fundo do oceano. As autoridades disseram, então, que as cinco pessoas a bordo morreram após uma implosão.

O cineasta é desde criança um fã de oceanografia. Cameron fez dezenas de mergulhos em alto mar, incluindo um no ponto mais profundo da Terra: o fundo de Mariana Trench, no Oceano Pacífico.

Agora temos outro naufrágio que se baseia, infelizmente, nos mesmos princípios de não atender aos avisos.
James Cameron