Esse conteúdo é antigo

Biden comete nova gafe e chama Zelensky de 'Vladimir' em cúpula da Otan

O presidente dos EUA, Joe Biden, cometeu uma gafe enquanto discursava ontem na cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na Lituânia. Ele chamou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de "Vladimir", primeiro nome do líder russo.

O que aconteceu:

No vídeo divulgado pela imprensa internacional, Biden diz: "Vladimir e eu", para depois se corrigir: "Senhor Zelensky e eu conversamos sobre o tipo de garantias que poderíamos dar enquanto eu estivesse na Ucrânia e quando nos encontrássemos em outros lugares".

Zelensky tinha a expectativa da Ucrânia receber alguma sinalização para ser reconhecida como país-membro da Otan durante a cúpula. O ucraniano ficou decepcionado com a reunião.

"É um absurdo sem precedente a inexistência de um calendário de metas, nem para o convite e nem para o ingresso da Ucrânia na Otan", disse.

Biden troca 'ucranianos' por 'iranianos':

Essa não foi a primeira gafe cometida pelo presidente dos EUA em relação à Ucrânia. Em março do ano passado, ele trocou "ucranianos" por "iranianos" ao declarar solidariedade ao povo do país invadido por tropas da Rússia.

Na ocasião, Biden disse que o presidente russo, Vladimir Putin, pode cercar a capital da Ucrânia, Kiev, com tanques, mas que "nunca ganhará as almas e corações do povo 'iraniano'".

Deixe seu comentário

Só para assinantes